Aula sobre Futuro Com Be Going To Negativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a construção de frases no tempo futuro usando a forma negativa do verbo "be going to". Para contextualizar este tema, apresente exemplos de planos ou previsões que os alunos possam ter para o futuro, como: "I’m not going to travel on vacation", "I’m not going to buy a new phone". É importante salientar que quando usamos a forma negativa, estamos expressando algo que não acontecerá no futuro. A metodologia utilizada será a gamificação, onde os alunos vão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sobre a construção de frases negativas no tempo futuro com "be going to". Utilize exemplos práticos, mostrando como a forma negativa é construída e falando sobre a diferença entre as formas positiva e negativa.

  2. Etapa 2 - Introdução à gamificação

    Apresente a metodologia da gamificação e explique como ela será utilizada na aula. Será explicado como os alunos irão criar um jogo de tabuleiro e como será abordado o tema "be going to" negativo.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e cada grupo irá escolher um líder. O líder será responsável por coordenar o grupo e apresentar o trabalho final.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema "be going to" negativo. O jogo deve ter um tabuleiro com 51 casas, um dado e pinos. Os alunos deverão criar também cards de perguntas e ações relacionados ao tema, que irão surgir quando os pinos pararem em determinadas casas. Auxilie os alunos na criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação do jogo

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar como o jogo funciona. Os alunos deverão jogar cada jogo e dar feedback sobre o que acharam.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Promova uma discussão sobre o tema, abordando as dúvidas que surgiram durante a criação e jogatina dos jogos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir frases negativas no tempo futuro com "be going to".
  • Estimular a criatividade e a cooperação dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em se comunicar em inglês.
  • Aplicar a metodologia da gamificação, incentivando a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade do jogo criado, incluindo o design, as perguntas e as regras.
  • Habilidade dos alunos em se comunicar em inglês durante a apresentação e a jogatina.
  • Cooperação e trabalho em equipe dos alunos durante a criação do jogo.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo e na solução de dúvidas.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre a qualidade do trabalho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Cooperar e trabalhar em equipe com os colegas de grupo.
  • Criar um jogo de qualidade, considerando o design e as regras.
  • Dar feedback aos colegas sobre o jogo criado.