Aula sobre Futuro Com Be Going To Negativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e faça uma breve revisão do tempo verbal “be going to”. Em seguida, os alunos são divididos em grupos e orientados a se deslocarem para as estações.Etapa 2 - Rotação por estação
Estação 1 - Jogo de palavrasOs alunos montarão frases negativas utilizando o tempo verbal “be going to”. Cada grupo receberá um conjunto de palavras embaralhadas e deverá organizá-las para formar frases corretas. Exemplo: I / not / to / going / am / the beach.
Estação 2 - História em quadrinhos
Os alunos irão criar uma história em quadrinhos sobre alguém que não tem planos para o futuro. Forneça um roteiro vazio que deve ser preenchido pelos alunos com diálogos e ilustrações.
Estação 3 - Diálogos
Os alunos criarão diálogos em grupos utilizando o tempo verbal “be going to”. Cada grupo receberá um contexto diferente para criar um diálogo. Exemplo: dois amigos que não têm planos para o final de semana.
Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo apresenta suas atividades para os demais alunos. Use esse momento para corrigir possíveis erros e sanar dúvidas.Etapa 4 - Fechamento
Retome o tema e faça as considerações finais sobre a aula, incentivando os alunos a praticarem a forma negativa do tempo verbal “be going to” em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao criarem histórias em quadrinhos e diálogos;
- Trabalhar a comunicação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do tempo verbal “be going to” na forma negativa;
- Criatividade e originalidade na criação das atividades;
- Coerência na construção das frases, no contexto da história em quadrinhos e dos diálogos.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia a ser aplicada;
- Corrigir possíveis erros e sanar dúvidas durante a apresentação das atividades;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Colaborar com os demais membros do grupo;
- Realizar as atividades propostas de forma criativa e original.