Aula sobre Futuro Com Be Going To Negativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O futuro é uma temática presente no cotidiano dos estudantes, seja em planos pessoais ou em decisões tomadas em conjunto com a família. A ideia de que o futuro é incerto pode ser assustadora, mas a língua inglesa oferece ferramentas para expressarmos nossos planos e expectativas. Nesta aula, trabalharemos com a forma negativa do tempo verbal “be going to”, utilizada para expressar a falta de planos e previsões para o futuro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e faça uma breve revisão do tempo verbal “be going to”. Em seguida, os alunos são divididos em grupos e orientados a se deslocarem para as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estação

    Estação 1 - Jogo de palavras

    Os alunos montarão frases negativas utilizando o tempo verbal “be going to”. Cada grupo receberá um conjunto de palavras embaralhadas e deverá organizá-las para formar frases corretas. Exemplo: I / not / to / going / am / the beach.

    Estação 2 - História em quadrinhos

    Os alunos irão criar uma história em quadrinhos sobre alguém que não tem planos para o futuro. Forneça um roteiro vazio que deve ser preenchido pelos alunos com diálogos e ilustrações.

    Estação 3 - Diálogos

    Os alunos criarão diálogos em grupos utilizando o tempo verbal “be going to”. Cada grupo receberá um contexto diferente para criar um diálogo. Exemplo: dois amigos que não têm planos para o final de semana.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo apresenta suas atividades para os demais alunos. Use esse momento para corrigir possíveis erros e sanar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Fechamento

    Retome o tema e faça as considerações finais sobre a aula, incentivando os alunos a praticarem a forma negativa do tempo verbal “be going to” em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao criarem histórias em quadrinhos e diálogos;
  • Trabalhar a comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do tempo verbal “be going to” na forma negativa;
  • Criatividade e originalidade na criação das atividades;
  • Coerência na construção das frases, no contexto da história em quadrinhos e dos diálogos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia a ser aplicada;
  • Corrigir possíveis erros e sanar dúvidas durante a apresentação das atividades;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Colaborar com os demais membros do grupo;
  • Realizar as atividades propostas de forma criativa e original.