Aula sobre Futuro Com Be Going To Negativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos aprender sobre como formar frases negativas com o futuro em inglês utilizando a estrutura "be going to". Este tema é de grande importância em conversas informais e também em textos informais escritos em inglês. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria atividade e desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Antes do início da aula, os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto sobre como formar frases negativas com "be going to" em inglês.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida a turma em grupos. Cada grupo deve escolher uma situação hipotética para trabalhar. Exemplo: "Things we are not going to do on summer vacation". Peça que cada grupo crie no mínimo três frases negativas com "be going to" relacionadas à situação escolhida.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Cada grupo deve apresentar as frases criadas para a turma e explicar o contexto em que elas podem ser utilizadas.

  4. Etapa 4 - Template Dinâmica dos 3 Qs

    Em seguida, os grupos devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". O objetivo é avaliar a própria atividade e desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template

    Os alunos devem preencher o campo "Que bom" com algo que acharam positivo na atividade, o campo "Que pena" com algo que acharam negativo e o campo "Que tal" com sugestões para melhorar o trabalho.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Faça uma revisão geral sobre como formar frases negativas com "be going to" em inglês e reforce a importância da habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula dando feedback para os grupos sobre o trabalho apresentado e incentivando-os a continuarem praticando a habilidade desenvolvida nesta atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Estimular a colaboração entre os alunos por meio do trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos sobre a própria atividade.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de formular frases negativas com "be going to" em inglês.
  • Participação ativa dos alunos no trabalho em grupo.
  • Qualidade do template da Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em avaliar criticamente a própria atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e a metodologia a ser utilizada.
  • Orientar os alunos durante a atividade em grupo.
  • Fornecer feedback aos grupos sobre o trabalho apresentado.
  • Reforçar a importância da habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Ações do aluno

  • Assistir a um vídeo ou ler um texto sobre como formar frases negativas com "be going to" em inglês.
  • Participar ativamente do trabalho em grupo.
  • Criar frases negativas com "be going to" relacionadas à situação escolhida.
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria atividade.
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com sugestões para melhorar o trabalho.