Aula sobre Futuro Com Be Going To Negativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos aprender sobre como formar frases negativas com o futuro em inglês utilizando a estrutura "be going to". Este tema é de grande importância em conversas informais e também em textos informais escritos em inglês. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria atividade e desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
Etapa 1 - Atividade prévia
Antes do início da aula, os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto sobre como formar frases negativas com "be going to" em inglês.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida a turma em grupos. Cada grupo deve escolher uma situação hipotética para trabalhar. Exemplo: "Things we are not going to do on summer vacation". Peça que cada grupo crie no mínimo três frases negativas com "be going to" relacionadas à situação escolhida.Etapa 3 - Compartilhamento
Cada grupo deve apresentar as frases criadas para a turma e explicar o contexto em que elas podem ser utilizadas.Etapa 4 - Template Dinâmica dos 3 Qs
Em seguida, os grupos devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". O objetivo é avaliar a própria atividade e desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.Etapa 5 - Preenchimento do template
Os alunos devem preencher o campo "Que bom" com algo que acharam positivo na atividade, o campo "Que pena" com algo que acharam negativo e o campo "Que tal" com sugestões para melhorar o trabalho.Etapa 6 - Revisão
Faça uma revisão geral sobre como formar frases negativas com "be going to" em inglês e reforce a importância da habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula dando feedback para os grupos sobre o trabalho apresentado e incentivando-os a continuarem praticando a habilidade desenvolvida nesta atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Estimular a colaboração entre os alunos por meio do trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos sobre a própria atividade.
Critérios de avaliação
- Capacidade de formular frases negativas com "be going to" em inglês.
- Participação ativa dos alunos no trabalho em grupo.
- Qualidade do template da Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em avaliar criticamente a própria atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e a metodologia a ser utilizada.
- Orientar os alunos durante a atividade em grupo.
- Fornecer feedback aos grupos sobre o trabalho apresentado.
- Reforçar a importância da habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
Ações do aluno
- Assistir a um vídeo ou ler um texto sobre como formar frases negativas com "be going to" em inglês.
- Participar ativamente do trabalho em grupo.
- Criar frases negativas com "be going to" relacionadas à situação escolhida.
- Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria atividade.
- Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs com sugestões para melhorar o trabalho.