Aula sobre Futuro Com Will Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os alunos aprenderão sobre a construção de planos, previsões e expectativas para o futuro utilizando a forma afirmativa com "will", tema importante para a comunicação na vida cotidiana e no mundo dos negócios, entre outros exemplos. A metodologia utilizada é a Cultura Maker, que envolve a produção de um fanzine em papel para ampliar o repertório lexical dos alunos, enquanto trabalham conhecimentos e expõem as suas ideias sobre o tema de forma criativa.

  1. Etapa 1 - Recapitulação do tema abordado na atividade anterior

    Inicie pedindo aos alunos que escrevam no quadro o que eles lembram sobre o tema abordado na aula anterior.

  2. Etapa 2 - Introdução do tema

    Introduza o novo tema ciom uma apresentação em PowerPoint, mostrando exemplos práticos de situações em que o uso de "will" é necessário. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas e deverão criar uma lista de situações em que a forma afirmativa de "will" pode ser utilizada.

  3. Etapa 3 - Produção do fanzine

    Cada dupla receberá um papel A4 dividido em 8 partes, no qual deverão produzir um fanzine sobre o tema. Cada parte deverá conter uma ilustração ou uma ideia relacionada ao tema e uma sentença utilizando "will", além de uma explicação sobre a escolha feita pela dupla.

  4. Etapa 4 - Troca de fanzines e correção

    Os fanzines serão trocados entre as duplas. Cada dupla terá que fazer uma correção gramatical, explicar o fanzine que recebeu e fazer sugestões de melhorias.

  5. Etapa 5 - Revisão dos fanzines

    As duplas farão as alterações indicadas pelas outras duplas.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento dos fanzines

    Os fanzines serão compartilhadas com a turma e os alunos farão apresentações sobre os temas escolhidos, explicando as ilustrações e as sentenças produzidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma avaliação geral da aula e pedirá que os alunos façam uma avaliação sobre a metodologia utilizada, sugerindo melhorias e expressando suas opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento do repertório lexical dos alunos.
  • Estímulo à criatividade e à produção textual.
  • Estímulo ao trabalho em grupo.
  • Treinamento da habilidade oral em Inglês.
  • Incentivo ao pensamento crítico e à reflexão sobre o uso da língua.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da forma afirmativa com "will".
  • Coerência entre a ilustração e a sentença produzida.
  • Clareza na explicação das escolhas feitas na produção do fanzine.
  • Participação ativa durante a aula.
  • Qualidade da apresentação final.

Ações do professor

  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos.
  • Proporcionar situações em que os alunos praticam a habilidade oral em Inglês.
  • Orientar as duplas durante a produção do fanzine.
  • Avaliar e corrigir os fanzines produzidos.
  • Fazer uma avaliação geral da aula e estimular a reflexão dos alunos sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Produzir ilustrações e sentenças utilizando a forma afirmativa com "will".
  • Expressar suas ideias e opiniões através do fanzine produzido.
  • Fazer sugestões de melhoria e correção nos fanzines das outras duplas.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Apresentar o seu fanzine de forma clara e objetiva para a turma.