Aula sobre Futuro Com Will Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a forma afirmativa do futuro com "will".

Para contextualizar, apresente aplicações comuns dessa estrutura, bastante usada para falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro, por exemplo: uma entrevista com uma celebridade que fale sobre seus planos futuros; ou um vídeo com a previsão do tempo para os próximos dias.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie perguntando aos alunos se eles sabem o que é a forma afirmativa do futuro com "will". A partir das respostas dos alunos, explique sua estrutura e usos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos, em grupos, devem criar um mapa mental com palavras, frases e ideias relacionadas ao tema “futuro com will - forma afirmativa”.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem selecionar as palavras, frases e ideias mais relevantes e interessantes do mapa mental para criar um pequeno diálogo, usando sentenças afirmativas com a estrutura do futuro com "will".

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar cartazes ou apresentações de slides para ilustrar o diálogo criado na etapa anterior. Eles podem usar imagens, cores e outros elementos visuais para tornar seus cartazes ou slides mais interessantes e atrativos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus cartazes ou apresentações de slides para a turma.

    Professor, durante as apresentações, faça perguntas sobre as sentenças utilizadas pelos alunos, incentivando a participação de todos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura do futuro com "will".
  • Clareza e objetividade na criação das sentenças afirmativas.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos materiais de apresentação.
  • Participação ativa e colaboração do grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a estrutura do futuro com "will" e sua utilização.
  • Estímulo à participação e à colaboração dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Fazer perguntas durante as apresentações para incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos sobre a qualidade de seus trabalhos.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos na elaboração dos materiais de apresentação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os demais membros do grupo na criação das sentenças afirmativas e na elaboração dos materiais de apresentação.
  • Utilizar corretamente a estrutura do futuro com "will".
  • Ser criativo e original na elaboração dos materiais de apresentação.