Aula sobre Futuro Com Will Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O futuro com "will" é uma das formas mais utilizadas para se falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro em inglês. É muito utilizado em conversas informais, assim como em textos formais. Por isso, é importante que os alunos compreendam as regras gramaticais e consigam aplicá-las corretamente.

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprender como formular orações afirmativas com "will" e criar frases para expressar seus próprios planos e expectativas para o futuro. Utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos "Check-in" e "Check-out", e assim, acompanhar seu próprio progresso em relação ao tema.


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com um breve questionário, usando os exemplos abaixo, para identificar o nível prévio de conhecimento dos alunos sobre o tema. O resultado poderá ser registrado no modelo de registro de aprendizagem na seção "Check-in".

    _\- What is your plan for the weekend?_

    _\- What do you think the weather will be like tomorrow?_

    _\- What are you looking forward to in the future?_

    _\- Do you have any dreams for the future?_


  2. Etapa 2 - Introdução

    Explique o conteúdo que será trabalhado na aula e como o futuro com "will" é utilizado para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. Dê exemplos de frases simples no quadro, como: "I will travel to Europe next year" ou "She will study hard to pass the test" para ilustrar o uso de "will".

    Os alunos podem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem na seção "Aprendizado".


  3. Etapa 3 - Atividade de Pares

    Os alunos serão divididos em pares e cada um terá que fazer uma lista de 5 coisas que eles pretendem fazer no futuro, usando a estrutura com "will".

    Em seguida, eles devem trocar suas listas e escolher uma das atividades do colega para perguntar mais detalhes, por exemplo:

    "Will you travel alone or with your family?" ou "Will you study abroad or in your own country?".

    Professor, circule pela sala, ajudando os alunos que tiverem dúvidas e observando o progresso de cada um. Os alunos podem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem na seção "Atividade".


  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada dupla apresenta uma atividade escolhida pelo colega e as respectivas perguntas e respostas.

    Corrija os erros gramaticais e dê feedback sobre a pronúncia dos alunos.

    Os alunos podem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem na seção "Feedback do professor".


  5. Etapa 5 - Jogo de Tabuleiro

    Prepare um jogo de tabuleiro sobre o futuro com "will" para que os alunos possam praticar a formação de sentenças afirmativas e a compreensão do conteúdo para consolidar o aprendizado.

    Os alunos podem registrar as informações no template de registro de aprendizagem na seção "Atividade".


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Revise os principais pontos da aula e pedir para que os alunos preencham a seção "Check-out" no modelo de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam e quais dúvidas ainda possuem em relação ao tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação oral dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo.
  • Reforçar a pronúncia e gramática correta em Inglês.
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de formular orações afirmativas com "will".
  • Participação ativa na atividade em pares e na apresentação em grupo.
  • Compreensão do conteúdo apresentado no jogo de tabuleiro.
  • Adaptação ao uso da metodologia ativa Ensino Híbrido.
  • Reforço de pronúncia e gramática correta em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o conteúdo da aula de forma clara e objetiva.
  • Observar o andamento das atividades e auxiliar os alunos que precisarem de ajuda.
  • Corrigir erros de gramática e dar feedback sobre a pronúncia dos alunos.
  • Utilizar o modelo de registro de aprendizagem para acompanhar o progresso dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem com as informações solicitadas em cada seção.
  • Praticar a formação de sentenças afirmativas com "will".
  • Interagir com os colegas na atividade em pares e na apresentação em grupo.
  • Refletir sobre o aprendizado na seção "Check-out" do modelo de registro de aprendizagem.