Aula sobre Futuro Com Will Forma Afirmativa
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, iremos trabalhar sobre o futuro com will (forma afirmativa) para expressar previsões, planos e expectativas para o futuro na língua inglesa. Os alunos poderão encontrar essa estrutura em situações cotidianas como, por exemplo, em notícias, conversas com amigos, na televisão e até mesmo em músicas.
A metodologia utilizada será a Gamificação, onde os alunos irão criar um jogo de tabuleiro, com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula com uma apresentação sobre o futuro com will (forma afirmativa) e suas principais características. Será feita uma revisão para que os alunos tenham um entendimento melhor do assunto.Etapa 2 - Criação do jogo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um jogo de tabuleiro com 51 casas. Cada casa terá uma pergunta sobre previsões, planos e expectativas para o futuro. O objetivo do jogo será chegar ao final do tabuleiro com o maior número de pontos.Etapa 3 - Criação das perguntas
Cada grupo deverá criar perguntas relacionadas ao tema. As perguntas serão escritas em cartas e colocadas em um envelope. As perguntas devem ser relevantes e desafiadoras para a turma.Etapa 4 - Montagem do tabuleiro
Os alunos, em seus grupos, deverão desenhar e montar o tabuleiro do jogo. Eles precisarão ser criativos e se inspirar nas perguntas criadas na etapa anterior.Etapa 5 - Jogando o jogo
Os grupos jogarão o jogo criado por eles mesmos. Cada grupo deverá jogar seu jogo e responder às perguntas do envelope. A cada acerto, o grupo receberá pontos.Etapa 6 - Avaliação
Ao final, faça uma avaliação geral, pedindo aos alunos que avaliem a atividade realizada e estimulando uma reflexão sobre a importância do aprendizado do tema para a sua vida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro sobre o tema.
- Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Relevância e desafios das perguntas criadas pelos alunos.
- Participação e colaboração em grupo.
- Acurácia na resposta das perguntas sobre o tema.
Ações do professor
- Iniciar com uma apresentação clara e objetiva sobre o tema.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Orientar e auxiliar os alunos durante a criação do jogo e das perguntas.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a atividade realizada.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo com colaboração e respeito aos colegas.
- Criar um jogo de tabuleiro criativo e desafiador.
- Criar perguntas relevantes sobre o tema proposto.
- Participar ativamente e com acurácia nas respostas durante o jogo.