Aula sobre Futuro Com Will Forma Afirmativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema da aula e explique o objetivo do dia. Exiba um vídeo curto ou foto com legenda para contextualizar o uso do tempo verbal no cotidiano.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.\- Estação 1: Jogo de Tabuleiro
Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro sobre planos para o futuro. O jogo consistirá em uma série de perguntas e respostas sobre diferentes situações e planejamentos para a vida que eles têm.
\- Estação 2: Leitura e Compreensão
Nesta estação, os alunos lerão um texto em Inglês que apresenta planos e previsões para o futuro e responderão a questões de compreensão. Eles debaterão suas próprias ideias sobre o tema.
\- Estação 3: Role-Playing Game
Nesta estação, os alunos irão se envolver em um jogo de interpretação de papéis, no qual irão criar diálogos simulando a construção de planos pessoais e destinos futuros.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo para que os alunos esclareçam suas dúvidas sobre o conteúdo aprendido e compartilhem as experiências vivenciadas em cada estação.Etapa 4 - Produção de uma carta
Cada aluno produzirá uma carta para si mesmo, com planos e previsões para o futuro em inglês. Professor, oriente sobre as estruturas para a construção do conteúdo.Etapa 5 - Encerramento
Faça um resumo dos principais pontos abordados na aula, enfatizando os objetivos alcançados pelos alunos e a relevância do conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro;
- Fomentar a prática da comunicação em Inglês;
- Proporcionar um ambiente de aprendizado descontraído, que favoreça a interação e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Capacidade de comunicação e expressão em Inglês;
- Uso adequado das estruturas para a construção de frases no tempo verbal "will";
- Coerência e coerência textual na produção da carta.
Ações do professor
- Orientar sobre as atividades propostas em cada estação;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
- Proporcionar um ambiente que favoreça a interação e a cooperação entre os alunos;
- Fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação;
- Demonstrar interesse e engajamento nas discussões em grupo;
- Produzir uma carta clara e coerente com relação aos pontos abordados na aula;
- Respeitar o tempo de cada estação e a participação dos colegas.