Aula sobre Futuro Com Will Forma Afirmativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O futuro com "will" é uma das formas mais comuns para exprimir previsões, planos e expectativas em Inglês. Na vida cotidiana, utilizamos frequentemente essa estrutura para falar sobre possibilidades futuras e decisões que ainda não foram tomadas.

Esta atividade enfatiza a construção de repertório lexical para expressar previsões, planos e expectativas para o futuro.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, inicie apresentando o tema e o vocabulário-chave da estrutura "will". É recomendável fornecer alguns exemplos de situações em que essa estrutura pode ser aplicada.

  2. Etapa 2 - Leitura e interpretação de frases

    Os estudantes fazem uma leitura do conteúdo em Inglês que foi pré-selecionado pelo professor, referente a situações em que a estrutura "will" é usada.

    Em seguida, estimule os alunos a fazerem uma interpretação oral ou escrita das frases.


  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Os estudantes organizam as informações em um mapa conceitual apreendidas na etapa anterior. O mapa deve ter a ideia central "Futuro com will" e, como subtemas, as categorias: planos, previsões, expectativas, entre outros conceitos relacionados.

    Então, incentive os estudantes a construírem exemplos de frases para cada categoria do mapa.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida a turma em pequenos grupos, com no máximo quatro alunos cada.

    O grupo deve, primeiramente, discutir entre si sobre os principais tópicos do mapa conceitual e checar as respostas escritas no mapa. Professor, circule pela sala apoiando os grupos neste processo de correção.

    O objetivo dessa etapa é permitir que os estudantes aprendam uns com os outros e incentivá-los a se expressarem.


  5. Etapa 5 - Produção textual

    Agora, com as frases corrigidas, cada grupo deve produzir um breve texto usando a estrutura "will" e as frases escritas no mapa conceitual, a fim de exercitar a expressão de planos, previsões e expectativas pessoais para o futuro. Professor, apoie os grupos na construção de uma narrativa coerente e coesa a partir das frases anteriormente criadas.

  6. Etapa 6 - Correção e feedback

    Leia os textos produzidos pelos alunos e forneça feedbacks para ajudá-los a melhorar elementos como: vocabulário, gramática e coesão do texto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua resumindo os principais conceitos abordados e certifique-se de que todos os alunos compreenderam bem o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a previsões, planos e expectativas para o futuro.
  • Estímulo àcomunicação oral e escrita em Inglês.
  • Desenvolvimento da capacidade dos estudantes de organizar informações de maneira lógica e relacionada.
  • Incentivo ao pensamento crítico e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado da estrutura "will" para exprimir previsões, planos e expectativas para o futuro.
  • Coerência e coesão do texto produzido pelos alunos.
  • Precisão e clareza na organização do mapa conceitual.
  • Participação em grupo e comunicação oral efetiva.

Ações do professor

  • Preparação da aula e do material de apoio.
  • Introdução dos conceitos e vocabulários-chave, aplicáveis na sessão.
  • Verificação do desenvolvimento do mapa conceitual e feedback individual aos alunos.
  • Estímulo ao pensamento crítico e à comunicação oral e escrita em Inglês.
  • Correção dos textos produzidos pelos alunos e fornecimento de feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Desenvolvimento do mapa conceitual, com seu tema central e sub-tópicos.
  • Produção de um texto curto utilizando a estrutura "will".