Aula sobre Futuro Com Will Forma Afirmativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Esta atividade enfatiza a construção de repertório lexical para expressar previsões, planos e expectativas para o futuro.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Professor, inicie apresentando o tema e o vocabulário-chave da estrutura "will". É recomendável fornecer alguns exemplos de situações em que essa estrutura pode ser aplicada.Etapa 2 - Leitura e interpretação de frases
Os estudantes fazem uma leitura do conteúdo em Inglês que foi pré-selecionado pelo professor, referente a situações em que a estrutura "will" é usada.Em seguida, estimule os alunos a fazerem uma interpretação oral ou escrita das frases.
Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Os estudantes organizam as informações em um mapa conceitual apreendidas na etapa anterior. O mapa deve ter a ideia central "Futuro com will" e, como subtemas, as categorias: planos, previsões, expectativas, entre outros conceitos relacionados.Então, incentive os estudantes a construírem exemplos de frases para cada categoria do mapa.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Divida a turma em pequenos grupos, com no máximo quatro alunos cada.O grupo deve, primeiramente, discutir entre si sobre os principais tópicos do mapa conceitual e checar as respostas escritas no mapa. Professor, circule pela sala apoiando os grupos neste processo de correção.
O objetivo dessa etapa é permitir que os estudantes aprendam uns com os outros e incentivá-los a se expressarem.
Etapa 5 - Produção textual
Agora, com as frases corrigidas, cada grupo deve produzir um breve texto usando a estrutura "will" e as frases escritas no mapa conceitual, a fim de exercitar a expressão de planos, previsões e expectativas pessoais para o futuro. Professor, apoie os grupos na construção de uma narrativa coerente e coesa a partir das frases anteriormente criadas.Etapa 6 - Correção e feedback
Leia os textos produzidos pelos alunos e forneça feedbacks para ajudá-los a melhorar elementos como: vocabulário, gramática e coesão do texto.Etapa 7 - Encerramento
Conclua resumindo os principais conceitos abordados e certifique-se de que todos os alunos compreenderam bem o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a previsões, planos e expectativas para o futuro.
- Estímulo àcomunicação oral e escrita em Inglês.
- Desenvolvimento da capacidade dos estudantes de organizar informações de maneira lógica e relacionada.
- Incentivo ao pensamento crítico e trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Uso adequado da estrutura "will" para exprimir previsões, planos e expectativas para o futuro.
- Coerência e coesão do texto produzido pelos alunos.
- Precisão e clareza na organização do mapa conceitual.
- Participação em grupo e comunicação oral efetiva.
Ações do professor
- Preparação da aula e do material de apoio.
- Introdução dos conceitos e vocabulários-chave, aplicáveis na sessão.
- Verificação do desenvolvimento do mapa conceitual e feedback individual aos alunos.
- Estímulo ao pensamento crítico e à comunicação oral e escrita em Inglês.
- Correção dos textos produzidos pelos alunos e fornecimento de feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Desenvolvimento do mapa conceitual, com seu tema central e sub-tópicos.
- Produção de um texto curto utilizando a estrutura "will".