Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A forma interrogativa do futuro com "will" é um assunto importante no ensino de inglês, pois é uma das formas mais comuns de planejar, prever e expressar expectativas para o futuro. Todos os dias, muitas pessoas usam essa forma verbal para fazer previsões sobre o tempo, falar sobre planos de viagem ou trabalho, ou expressar suas expectativas para eventos futuros como feriados, aniversários ou casamentos. Na aula de hoje, os alunos aprenderão a usar essa forma verbal de maneira eficaz e confeccionarão um fanzine para demonstrar seu entendimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula com uma breve explicação sobre a forma interrogativa do "will". Em seguida, apresente algumas frases e exemplos de uso dessa forma verbal, como, por exemplo, "Will you go to the party tonight?" ou "Will they visit their grandparents next week?". Use imagens ou vídeos para ilustrar o uso do "will", na prática.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Organize os estudantes em grupos de quatro ou cinco e são convidados a criar uma lista de planos e expectativas para o futuro. Essa lista deve incluir eventos como férias, compras, trabalho, estudos, etc. Ofereça ajuda e sugestões para garantir que todos os grupos tenham uma lista detalhada.

  3. Etapa 3 - Divisão do fanzine

    Explique que cada grupo irá criar um fanzine em papel A4, dividida em oito partes, cada parte dedicada a um subtema específico. Esse fanzine será decorada e apresentará as frases e exemplos de uso da forma interrogativa do "will" em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do fanzine

    Com a lista pronta, cada grupo deve escolher oito itens da lista e criar uma frase de exemplo usando a forma interrogativa do "will". Eles também devem criar um desenho ou uma figura para ilustrar cada frase. Ajude e oriente os alunos durante todo o processo, incentivando o uso do vocabulário e gramática corretos.

  5. Etapa 5 - Montagem do fanzine

    Depois que todas as partes do fanzine estiverem prontas, ajude os alunos a montar o fanzine, organizando as partes em uma ordem lógica e decorando-a com imagens e figuras.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, explicando o subtema em questão e mostrando as frases e exemplos criativos de previsões, planos e expectativas para o futuro usando a forma interrogativa do "will".

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Termine a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em sua leitura e escrita diária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar o uso correto da forma interrogativa do "will".
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês.
  • Promover trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade em atividades de aprendizado.
  • Reforçar o uso do inglês em diferentes contextos cotidianos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da forma interrogativa do "will".
  • Organização e clareza do fanzine.
  • Criatividade na escolha dos exemplos de planos e expectativas para o futuro.
  • Coerência e relevância dos desenhos e figuras em cada parte do fanzine.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos e instruções da atividade.
  • Encorajar e apoiar os alunos durante todo o processo.
  • Oferecer feedback e dicas úteis para melhorar a qualidade do fanzine.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho geral da turma e identificar pontos de melhoria.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Realizar pesquisas e criar frases e exemplos criativos para a fanzine.
  • Ilustrar as frases e os exemplos com desenhos ou figuras.
  • Participar ativamente das apresentações e reflexões finais.
  • Respeitar os colegas e o professor durante toda a atividade.