Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O futuro é um tema que está sempre presente em nossas vidas. Seja em nossas expectativas pessoais, como o que esperamos alcançar na carreira ou nos relacionamentos, ou nas previsões para o mundo, como mudanças sociais, tecnológicas e políticas, estamos sempre projetando algo para o futuro. A língua inglesa oferece diversas formas de expressar essas ideias e uma delas é por meio do uso do "will", modal verb utilizado para formular previsões e planos futuros. Nesta aula, vamos explorar como utilizar o "will" na forma interrogativa para construir frases e expressar nossas ideias sobre o futuro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas.
Etapa 1 - Entender
Nesta etapa, introduza o tema e esclareça dúvidas iniciais dos alunos relacionadas ao "will" na forma interrogativa. Em seguida, demonstre alguns exemplos de frases utilizando o "will" na forma interrogativa, como "Will you go to the party?" e "Will he visit his grandparents?". Em seguida, divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e distribua um cartão com uma situação hipotética para cada grupo, por exemplo: "Imaginem que vocês acabaram de ganhar o prêmio da loteria, mas ainda não decidiram como vão gastar o dinheiro. Pensem em uma pergunta que poderiam fazer para saber a opinião dos amigos sobre o assunto." Os grupos deverão criar uma pergunta utilizando o "will" na forma interrogativa para o contexto apresentado.Etapa 2 - Esboçar
Os grupos deverão esboçar sua pergunta em um papel e apresentar. Em seguida, recolha as perguntas e distribua uma para cada grupo, de forma que cada grupo tenha uma pergunta diferente da sua.Etapa 3 - Decidir
Os grupos deverão discutir e chegar a um consenso sobre a resposta que darão para a pergunta recebida. Em seguida, deverão escrever a resposta em uma folha separada.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deverá preparar uma apresentação na qual irão apresentar a pergunta recebida e a resposta que elaboraram para ela. Eles poderão utilizar recursos visuais, como cartazes ou imagens, para apoiar a apresentação.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar suas perguntas e respostas para a turma e receberão feedback dos colegas. Em seguida, destaque os principais erros e acertos dos alunos e reforce o uso correto do "will" na forma interrogativa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na elaboração de perguntas e respostas relacionadas ao tema.
- Reforçar a importância do uso correto dos modal verbs na língua inglesa para a construção de frases gramaticalmente corretas e coerentes.
Critérios de avaliação
- Uso correto do "will" na forma interrogativa em perguntas e respostas.
- Coerência e clareza nas respostas elaboradas pelos grupos.
- Criatividade na elaboração das perguntas e na apresentação dos resultados.
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Feedback recebido dos colegas e do professor.
Ações do professor
- Introduzir o tema e esclarecer dúvidas iniciais dos alunos.
- Orientar e acompanhar a elaboração das perguntas e respostas pelos grupos.
- Dar feedback aos grupos sobre as perguntas e respostas elaboradas.
- Destacar os principais erros e acertos dos alunos na utilização do "will" na forma interrogativa.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
Ações do aluno
- Participar ativamente da elaboração das perguntas e respostas em grupo.
- Apresentar a pergunta e a resposta elaboradas pelo grupo para os colegas e para o professor.
- Dar feedback aos colegas durante as apresentações.
- Utilizar corretamente o "will" na forma interrogativa nas perguntas e respostas elaboradas.
- Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.