Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O futuro é um tema que está sempre presente em nossas vidas. Seja em nossas expectativas pessoais, como o que esperamos alcançar na carreira ou nos relacionamentos, ou nas previsões para o mundo, como mudanças sociais, tecnológicas e políticas, estamos sempre projetando algo para o futuro. A língua inglesa oferece diversas formas de expressar essas ideias e uma delas é por meio do uso do "will", modal verb utilizado para formular previsões e planos futuros. Nesta aula, vamos explorar como utilizar o "will" na forma interrogativa para construir frases e expressar nossas ideias sobre o futuro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Nesta etapa, introduza o tema e esclareça dúvidas iniciais dos alunos relacionadas ao "will" na forma interrogativa. Em seguida, demonstre alguns exemplos de frases utilizando o "will" na forma interrogativa, como "Will you go to the party?" e "Will he visit his grandparents?". Em seguida, divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e distribua um cartão com uma situação hipotética para cada grupo, por exemplo: "Imaginem que vocês acabaram de ganhar o prêmio da loteria, mas ainda não decidiram como vão gastar o dinheiro. Pensem em uma pergunta que poderiam fazer para saber a opinião dos amigos sobre o assunto." Os grupos deverão criar uma pergunta utilizando o "will" na forma interrogativa para o contexto apresentado.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos deverão esboçar sua pergunta em um papel e apresentar. Em seguida, recolha as perguntas e distribua uma para cada grupo, de forma que cada grupo tenha uma pergunta diferente da sua.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão discutir e chegar a um consenso sobre a resposta que darão para a pergunta recebida. Em seguida, deverão escrever a resposta em uma folha separada.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deverá preparar uma apresentação na qual irão apresentar a pergunta recebida e a resposta que elaboraram para ela. Eles poderão utilizar recursos visuais, como cartazes ou imagens, para apoiar a apresentação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas perguntas e respostas para a turma e receberão feedback dos colegas. Em seguida, destaque os principais erros e acertos dos alunos e reforce o uso correto do "will" na forma interrogativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na elaboração de perguntas e respostas relacionadas ao tema.
  • Reforçar a importância do uso correto dos modal verbs na língua inglesa para a construção de frases gramaticalmente corretas e coerentes.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do "will" na forma interrogativa em perguntas e respostas.
  • Coerência e clareza nas respostas elaboradas pelos grupos.
  • Criatividade na elaboração das perguntas e na apresentação dos resultados.
  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Feedback recebido dos colegas e do professor.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e esclarecer dúvidas iniciais dos alunos.
  • Orientar e acompanhar a elaboração das perguntas e respostas pelos grupos.
  • Dar feedback aos grupos sobre as perguntas e respostas elaboradas.
  • Destacar os principais erros e acertos dos alunos na utilização do "will" na forma interrogativa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração das perguntas e respostas em grupo.
  • Apresentar a pergunta e a resposta elaboradas pelo grupo para os colegas e para o professor.
  • Dar feedback aos colegas durante as apresentações.
  • Utilizar corretamente o "will" na forma interrogativa nas perguntas e respostas elaboradas.
  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.