Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, vamos abordar a construção de frases no futuro com Will na forma interrogativa. Este é um tema importante, pois é um tempo verbal muito utilizado no nosso cotidiano para expressar previsões, planos e expectativas para o futuro. Por exemplo: "Will you come to the party tomorrow?" (Você virá para a festa amanhã?) e "Will it rain tomorrow?" (Vai chover amanhã?). Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa de Ensino Híbrido, que vai permitir que os alunos criem seu próprio template de registro de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o que será abordado e contextualizando a importância do tema. Em seguida, os alunos farão um quiz rápido sobre o uso de "will" na forma interrogativa.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Divida os estudantes em grupos e peça que em casa realize pesquisas sobre o tema. Solicite que elaborem frases no futuro com Will.

  3. Etapa 3 - Criação do Template de Registro de Aprendizagem

    Cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem que contenha campos de Check-in e Check-out. Oriente os grupos sobre como criar o template e quais campos devem ser incluídos.

  4. Etapa 4 - Exposição dos Templates

    Os grupos irão apresentar seus templates para a turma, explicando como eles funcionam e como serão utilizados para acompanhar o aprendizado. Encoraje a participação e o feedback dos colegas.

  5. Etapa 5 - Produção escrita

    Os alunos irão produzir frases no futuro com Will de forma interrogativa, utilizando o template de registro de aprendizagem que criaram na etapa anterior. Circule pela sala para dar feedbacks individuais.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Finalize a aula reforçando os principais pontos abordados e esclarecendo possíveis dúvidas. Também entregue um feedback individualizado para cada aluno sobre seu desempenho na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir frases no futuro com Will na forma interrogativa;
  • Estimular a cooperação e colaboração em grupo;
  • Promover a autoria dos alunos na construção do seu template de registro de aprendizagem;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em acompanhar seu próprio processo de aprendizagem;
  • Reforçar a importância da prática para a fixação do conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Construção correta das frases no futuro com Will na forma interrogativa;
  • Participação efetiva no trabalho em grupo;
  • Criação do template de registro de aprendizagem com campos para Check-in e Check-out;
  • Produção adequada de frases no futuro com Will na forma interrogativa;
  • Participação ativa e respeitosa nas exposições dos templates.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do template de registro de aprendizagem;
  • Estimular a cooperação e colaboração em grupo;
  • Dar feedbacks individuais e coletivos;
  • Estimular a participação de todos os alunos;
  • Fornecer feedbacks individuais aos alunos após a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo para construir o template de registro de aprendizagem;
  • Produzir frases no futuro com Will na forma interrogativa adequadamente;
  • Apresentar o template de registro de aprendizagem para a turma;
  • Acompanhar e registrar seu próprio processo de aprendizagem.