Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O futuro é uma das temáticas relevantes para o ensino do idioma inglês. A habilidade de se comunicar em relação a planos, previsões e expectativas futuras é muito importante tanto na vida pessoal quanto profissional. Nesta aula, os alunos aprenderão a forma interrogativa do futuro com will, que será aplicada em uma atividade de gamificação, onde os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema. A gamificação, além de ser uma metodologia ativa, torna o aprendizado mais envolvente e dinâmico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e contextualize a forma interrogativa do futuro com will. Apresente exemplos práticos sobre como essa forma pode ser usada no cotidiano dos alunos, como, por exemplo, "Will you go to the party tonight?" ou "Will it rain tomorrow?".

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Divida os alunos em grupos de 3-4 pessoas e explique o objetivo da atividade: criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, usando a forma interrogativa do futuro com will.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Cada grupo deve realizar um brainstorming para definir o tema e as regras do jogo. Forneça folhas de papel e canetas para os alunos anotarem suas ideias.

  4. Etapa 4 - Criação do Jogo

    Os grupos devem criar o jogo de tabuleiro, com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos também devem criar as questões com a forma interrogativa do futuro com will para serem usadas no jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do Jogo

    Os grupos devem jogar e testar seus jogos em sala de aula. Observe e avalie como os alunos usam a forma interrogativa do futuro com will em suas perguntas e respostas.

  6. Etapa 6 - Correção de Possíveis Erros

    Corrija possíveis erros dos grupos e incentive os alunos a revisar seus jogos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade incentivando a discussão sobre a importância da temática e os benefícios da gamificação como uma metodologia ativa e a importância da habilidade de comunicação sobre planos, previsões e expectativas futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar o desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês;
  • Promover a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de pensar fora da caixa e solucionar problemas por meio de atividades lúdicas.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da forma interrogativa do futuro com will;
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Clareza e objetividade nas regras do jogo;
  • Colaboração e trabalho em grupo;
  • Participação ativa durante a atividade.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante a criação do jogo;
  • Observar e corrigir possíveis erros nas questões criadas pelos alunos;
  • Estimular a colaboração em grupo;
  • Incentivar o uso da língua inglesa durante a atividade;
  • Proporcionar um ambiente favorável para a atividade de gamificação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Criar um jogo de tabuleiro criativo e objetivo;
  • Criar questões com a forma interrogativa do futuro com will corretamente;
  • Usar a língua inglesa durante a atividade.