Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, trabalharemos o tema "Futuro com will (forma interrogativa)". Essa forma verbal é utilizada para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. É um tema importante para os alunos, pois os ajudará a aprimorar sua habilidade em construir repertório lexical relativo a esse assunto em inglês. Além disso, a metodologia ativa Rotação por estações será aplicada para tornar as atividades mais dinâmicas e participativas. Por meio de exemplos práticos e didáticos, os alunos poderão entender melhor como usar essa estrutura verbal e construir mais confiança no uso do idioma.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sucintamente a temática Futuro com will (forma interrogativa), como se aplica no idioma e sua relevância na comunicação. Em seguida, faça perguntas sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Explique a metodologia de Rotação por Estações e como será a dinâmica da aula.

  3. Etapa 3 - Divisão da sala

    Separe a sala em estações e a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, para poderem realizar as atividades.

  4. Etapa 4 - Rotação por Estações

    Indique em qual estação cada grupo irá começar e dê início à atividade.

    Estação 1 - Leitura e interpretação

    Na Estação 1, os alunos lerão um pequeno texto contendo frases com a forma interrogativa "will" e responderão perguntas sobre o conteúdo. O objetivo é trabalhar a compreensão do uso dessa forma verbal.

    Estação 2 - Jogos de tabuleiro

    Na Estação 2, os alunos jogarão um jogo de tabuleiro que contenha frases no futuro com will. O objetivo é familiarizá-los com a estrutura verbal e sua aplicação em diversas situações.

    Estação 3 - Conversação

    Na Estação 3, os alunos terão uma conversa, utilizando a forma interrogativa do futuro com will. O objetivo é praticar a habilidade de expressar planos e expectativas para o futuro em inglês.


  5. Etapa 5 - Fechamento

    Faça uma avaliação geral da aula e recapitule o que foi aprendido pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro;
  • Familiarizar os alunos com a forma interrogativa do futuro com will;
  • Promover a comunicação oral em inglês;
  • Despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do idioma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Consistência na compreensão do tema;
  • Competência na utilização do futuro com will;
  • Fluência na expressão oral em inglês.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos;
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades;
  • Dar feedbacks sobre o desempenho dos alunos;
  • Adaptar o tempo de cada etapa conforme a dinâmica da turma.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Interagir com o grupo para solucionar as tarefas;
  • Utilizar o idioma inglês de forma clara e objetiva;
  • Demonstrar interesse e comprometimento com o aprendizado.