Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando sucintamente a temática Futuro com will (forma interrogativa), como se aplica no idioma e sua relevância na comunicação. Em seguida, faça perguntas sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Preparação
Explique a metodologia de Rotação por Estações e como será a dinâmica da aula.Etapa 3 - Divisão da sala
Separe a sala em estações e a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, para poderem realizar as atividades.Etapa 4 - Rotação por Estações
Indique em qual estação cada grupo irá começar e dê início à atividade.Estação 1 - Leitura e interpretação
Na Estação 1, os alunos lerão um pequeno texto contendo frases com a forma interrogativa "will" e responderão perguntas sobre o conteúdo. O objetivo é trabalhar a compreensão do uso dessa forma verbal.
Estação 2 - Jogos de tabuleiro
Na Estação 2, os alunos jogarão um jogo de tabuleiro que contenha frases no futuro com will. O objetivo é familiarizá-los com a estrutura verbal e sua aplicação em diversas situações.
Estação 3 - Conversação
Na Estação 3, os alunos terão uma conversa, utilizando a forma interrogativa do futuro com will. O objetivo é praticar a habilidade de expressar planos e expectativas para o futuro em inglês.
Etapa 5 - Fechamento
Faça uma avaliação geral da aula e recapitule o que foi aprendido pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro;
- Familiarizar os alunos com a forma interrogativa do futuro com will;
- Promover a comunicação oral em inglês;
- Despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do idioma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Consistência na compreensão do tema;
- Competência na utilização do futuro com will;
- Fluência na expressão oral em inglês.
Ações do professor
- Estimular a participação dos alunos;
- Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades;
- Dar feedbacks sobre o desempenho dos alunos;
- Adaptar o tempo de cada etapa conforme a dinâmica da turma.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Interagir com o grupo para solucionar as tarefas;
- Utilizar o idioma inglês de forma clara e objetiva;
- Demonstrar interesse e comprometimento com o aprendizado.