Aula sobre Futuro Com Will Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar um tema essencial para a comunicação em inglês: o futuro com a forma interrogativa "will". Essa estrutura é utilizada para planejar, prever e esperar coisas para o futuro. Por exemplo, "Will you go to the party tonight?" (Você irá à festa hoje à noite?). Independentemente da profissão que se escolha, essa estrutura poderá ser utilizada em várias situações. Precisamos desenvolver uma boa habilidade para falar sobre o futuro em inglês, e é isso que vamos aprender nesta aula. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos deverão criar um mapa conceitual contendo ideias centrais e sub-ideias relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula perguntando aos alunos algumas questões relacionadas ao futuro, como "What are your plans for the weekend?", e incentive a resposta utilizando a forma interrogativa com o "will". Apresente a estrutura "will" na forma interrogativa e dê alguns exemplos.

  2. Etapa 2 - Vídeo aula

    Envie um vídeo explicativo sobre o tema para os alunos assistirem em casa. Aprofunde os exemplos e mostre situações em que a estrutura é utilizada.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual contendo a ideia central "Future with will (Interrogative form)" e 8 sub-ideias. Cada sub-ideia deve ter dois níveis de profundidade, com exemplos práticos que os alunos devem pesquisar antes da aula.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem compartilhar seus mapas conceituais em grupo e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Acompanhe a discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um pequeno texto utilizando a estrutura "will" na forma interrogativa. O texto deve conter pelo menos 3 planos, previsões ou expectativas para o futuro. Corrija os textos dos alunos e dê feedbacks individualmente ou em grupo.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma conclusão sobre a aula e peça aos alunos que reflitam sobre os aprendizados obtidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação dos seus mapas conceituais.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita utilizando a estrutura "will" na forma interrogativa.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa conceitual.
  • Produção de texto utilizando a estrutura "will" na forma interrogativa.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Correção dos erros gramaticais na produção de texto.
  • Reflexão sobre os aprendizados obtidos na aula.

Ações do professor

  • Apresentar a estrutura "will" na forma interrogativa e dar exemplos.
  • Enviar vídeo aula explicativo para os alunos assistirem em casa.
  • Acompanhar a discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Corrigir os textos dos alunos e dar feedbacks individualmente ou em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e pedir aos alunos que reflitam sobre os aprendizados obtidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual contendo a ideia central e sub-ideias relacionadas ao tema.
  • Pesquisar exemplos práticos para compor o mapa conceitual.
  • Produzir um texto utilizando a estrutura "will" na forma interrogativa.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir sobre os aprendizados obtidos na aula.