Aula sobre Futuro Com Will Forma Negativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O futuro com will (forma negativa) é um tema muito presente na língua inglesa e é essencial para o desenvolvimento da habilidade de se comunicar em uma língua estrangeira. Nesta atividade, os alunos irão aprender a construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro usando a forma negativa do verbo will. Para isso, eles irão criar um diário de bordo em grupo, no qual irão trabalhar três etapas: Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo será a forma como irão registrar o que aprenderam e como irão aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que é a forma negativa do verbo will. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a forma negativa se aplica em situações cotidianas para que os alunos possam entender melhor o contexto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de quatro pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel para criar o diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Problema

    Os grupos irão discutir e escrever no diário de bordo um exemplo de problema que possa acontecer no futuro e que possa ser solucionado usando a forma negativa do verbo will. Sugira alguns temas como problemas ambientais, mudanças climáticas ou problemas sociais.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema que escolheu. Incentive os alunos a pensar em alternativas criativas e sustentáveis, usando frases no futuro com will, na forma negativa, para propor as alternativas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa e escrever no diário de bordo como irão aplicá-la em situações cotidianas. É importante que os alunos façam uso de frases no futuro com will na forma negativa.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar para a turma a situação-problema que escolheu, as alternativas que pensou e a melhor solução que encontrou. Os grupos devem fazer uso das frases escritas em inglês na apresentação oral.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre fazendo uma conclusão do que foi aprendido, reforçando os conceitos trabalhados e incentivando os alunos a aplicar o que aprenderam em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o repertório lexical dos alunos para utilização da forma negativa do verbo will.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pensar em soluções criativas e sustentáveis para problemas futuros.
  • Trabalhar a habilidade de comunicação oral e a capacidade de apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva dos alunos na construção do diário de bordo.
  • Criatividade e sustentabilidade das alternativas propostas.
  • Habilidade de comunicação escrita e oral utilizando frases no futuro em inglês.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a realização da atividade.
  • Estimular o diálogo e a criatividade dos alunos durante a geração de alternativas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da realização da atividade em grupo.
  • Pensar em situações futuras e propor soluções criativas e sustentáveis.
  • Apresentar oralmente as soluções propostas para os colegas.