Aula sobre Futuro Com Will Forma Negativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao uso do futuro com "will" na forma negativa. Esse tema é de grande relevância para o cotidiano dos estudantes, já que o futuro é algo que sempre está presente em suas vidas. Por exemplo, quando falam sobre seus sonhos e planos para o futuro, ou quando conversam sobre suas expectativas no mundo do trabalho. A metodologia utilizada será a Aprendizagem entre pares, em que eles trabalham em duplas para discutir e compartilhar seus conhecimentos. Os estudantes serão incentivados a criar um mapa conceitual, organizando as informações sobre o tema. Isso vai facilitar a compreensão dos conceitos e vai ajudar na consolidação do aprendizado.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre a forma negativa do "will" em inglês. Eles compartilham suas respostas enquanto você registra as ideias-chave no quadro. Para complementar a introdução, apresente exemplos de como utilizar o “will” em sua forma negativa, como: “I will not go to the party tonight. (Eu não irei para a festa hoje à noite.)”; “He will not visit his grandparents next weekend. (Ele não vai visitar seus avós no próximo fim de semana.)”.

  2. Etapa 2 - Exploração do Mapa Conceitual

    Os estudantes formam duplas e recebem um mapa conceitual em branco contendo uma ideia central (Forma Negativa do Futuro com Will) e espaço para 8 sub-ideias. As duplas discutem e preenchem as sub-ideias com informações relevantes sobre o tema, como a forma negativa do verbo "will", quando utilizá-la e exemplos de situações em que ela é aplicada.Circule pela sala, oferecendo suporte e esclarecendo dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada dupla vai apresentar à turma seu mapa conceitual. Faça uma correção coletiva, apontando possíveis pontos de melhoria, incentivando a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Avalie as frases e exemplos criados, bem como a organização das duplas e as dúvidas apontadas.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça um breve resumo dos principais pontos abordados na aula, reforçando as regras e o uso correto da forma negativa do "will".

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar o trabalho em duplas para desenvolver a habilidade de comunicação e cooperação entre os alunos.
  • Estimular a criatividade na construção de frases negativas com "will".
  • Desenvolver o repertório lexical necessário para construção de frases negativas no futuro com "will".

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da forma negativa do "will" nas atividades propostas.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na criação dos mapas conceituais.
  • Criatividade e clareza na elaboração das frases negativas utilizando o "will" nas atividades práticas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos no trabalho em duplas.
  • Corrigir possíveis erros e incentivar a participação da turma.
  • Estimular a criação do template do Mapa Conceitual.
  • Sintetizar o conteúdo da aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em duplas para desenvolver as habilidades de comunicação e cooperação.
  • Criar frases negativas com "will" relacionadas aos seus próprios planos e previsões.
  • Criar um template de Mapa Conceitual para registrar suas aprendizagens.
  • Participar ativamente da aula e tirar dúvidas quando necessário.