Aula sobre Futuro Com Will Forma Negativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Esta atividade irá trabalhar o futuro com will (forma negativa). Esta é uma habilidade importante para se comunicar em inglês, especialmente quando se trata de expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. Para contextualizar, é possível utilizar exemplos práticos, como perguntar aos estudantes sobre suas próprias perspectivas de futuro, planos para o final de semana, ou até mesmo sobre a previsão do tempo para os próximos dias. A metodologia do Design Thinking será utilizada para estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e apresente exemplos de como a forma negativa do futuro com will é utilizada no cotidiano. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo deverá criar um mapa de empatia com base em um personagem fictício que enfrenta um problema relacionado ao futuro. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar o problema enfrentado pelo personagem fictício em relação ao futuro.

  4. Etapa 4 - Soluções criativas

    Os alunos, em grupos, deverão propor soluções criativas para ajudar o personagem fictício a superar o problema identificado. Eles devem utilizar a forma negativa do futuro com will em suas sugestões.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções criativas para a turma. Faça correções em relação à gramática e pronúncia.

  6. Etapa 6 - Prática oral

    Os alunos terão alguns minutos para praticar a forma negativa do futuro com will em conversas informais em grupo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos em relação à produção oral e escrita da forma negativa do futuro com will.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral em inglês.
  • Estimular a criatividade e pensamento crítico dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da forma negativa do futuro com will.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Clareza e fluência na comunicação oral em inglês.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e identificação do problema.
  • Fazer correções e dar feedback durante a apresentação das soluções criativas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Propor soluções criativas para o problema identificado.
  • Praticar a comunicação oral em inglês com seus colegas.