Aula sobre Futuro Com Will Forma Negativa
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema desta atividade é "Futuro com will (forma negativa)". Para contextualizar o tema, inicie fazendo perguntas aos alunos sobre o que eles pensam sobre o futuro em geral e como expressam negações em português. Em seguida, explique a estrutura do "will" negativo em inglês e sua utilização em situações do cotidiano, como por exemplo: "I will not eat cold food" (Eu não vou comer comida fria). É importante destacar a relevância do tema e como ele pode ser aplicado nas conversas sobre planos, previsões e expectativas para o futuro. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, combinando atividades para serem feitas em casa e discussões em sala de aula. Isso permitirá que os alunos explorem o tema de forma mais autônoma, ao mesmo tempo em que terão a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e tirar dúvidas durante as discussões em grupo.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre a forma negativa do "will" em inglês. Para orientar o processo, incentive a turma fazendo perguntas como: “O que você sabe sobre a forma negativa de will? Você já usou essa forma antes?”. Em seguida, os alunos registram suas respostas no template impresso disponível, ou em seu próprio caderno, preenchendo o campo “Check-in” com seus conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Exploração individual
Os estudantes recebem uma atividade com uma lista de frases no futuro utilizando o "will" negativo. Essa lista pode ser encontrada na plataforma AprendiZAP. Em casa, eles devem identificar as frases correspondentes, expressando a negação corretamente. Em seguida, podem criar 5 expressões utilizando a forma negativa do “will”. Você deve orientá-los a consultar materiais de apoio, como gramáticas, dicionários ou recursos online, para auxiliá-los.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em sala de aula, cada estudante compartilha suas respostas e discute as diferenças e semelhanças entre as frases negativas que construíram. Auxilie a turma e tire suas dúvidas.Etapa 4 - Exercício prático em duplas
Organize a turma em duplas, e peça que os estudantes troquem as frases que criaram. Em seguida, incentive-os a praticar a comunicação oral, a partir das frases criadas pelos colegas.Etapa 5 - Check-out
No final, peça para que alunos respondam às perguntas: “O que você aprendeu sobre a forma negativa de will? Você entendeu como usá-la em frases afirmativas e negativas? Como você pode usar esta forma em sua vida cotidiana?”. Em seguida, peça que preencham o campo “Check-out” no template impresso, ou em seu caderno, registrando o que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relacionado a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Estimular a autonomia e a pesquisa dos alunos ao explorarem a forma negativa do "will" em casa.
- Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de conhecimentos, favorecendo a interação entre os estudantes e a construção coletiva do aprendizado.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da forma negativa do "will" nas atividades propostas.
- Participação ativa nas discussões em grupo e na criação dos diálogos.
- Compreensão das explicações e exemplos fornecidos pelos estudantes durante as apresentações e discussões em grupo.
Ações do professor
- Iniciar a aula com um check-in, registrando os conhecimentos prévios da turma.
- Orientar a turma na exploração individual do tema, fornecendo materiais de apoio e incentivando a pesquisa.
- Estimular a criatividade e a comunicação oral.
- Realizar o check-out no final da aula, registrando o aprendizado da turma.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando seus conhecimentos e dúvidas.
- Realizar a exploração individual em casa, realizando a atividade com a forma negativa do "will".
- Desenvolver a comunicação em duplas, utilizando a forma negativa do "will" e aplicando as regras aprendidas durante a aula.
- Registrar no template o check-in e o check-out, evidenciando seus conhecimentos prévios e o que aprenderam durante a atividade.