Aula sobre Futuro Com Will Forma Negativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esta atividade irá abordar como utilizar o futuro com "will", na forma negativa. Este é um assunto importante, pois permite expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. Para contextualizar o tema, é possível apresentar exemplos de frases que utilizam essa estrutura gramatical em situações cotidianas, como: "I won't go to the party tonight" (Eu não irei à festa esta noite). Será utilizada a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie apresentando o tema e sua importância, bem como os objetivos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os grupos são convidados a fazer um brainstorm com ideias para a criação de um jogo de tabuleiro. Dê sugestões sobre o que deve ser abordado no jogo, como, por exemplo: vocabulário relacionado a planos, previsões e expectativas para o futuro, e exemplos práticos de situações em que essa estrutura gramatical é utilizada.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo de tabuleiro utilizando os materiais disponíveis na sala de aula (cartolina, tesoura, cola, dados, etc.). Cada grupo deve criar um conjunto de perguntas e ações relacionadas ao tema para serem usadas durante o jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresentará o jogo criado para os demais grupos. Incentive os alunos a darem contribuições para os jogos apresentados e dê feedback construtivos aos grupos, aprimorando o uso do “will” nos jogos.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os alunos devem jogar os jogos criados por outros grupos, respondendo às perguntas e executando as ações descritas nos cards de cada casa, sempre utilizando a estrutura gramatical de futuro com "will" na forma negativa.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos são convidados a discutirem sobre as situações apresentadas durante o jogo, e a importância de saber como utilizar o futuro com "will" na forma negativa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize retomando os objetivos e as intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Estimular a criatividade e colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a prática da língua inglesa de forma lúdica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Uso correto da estrutura gramatical de futuro com "will" na forma negativa.
  • Participação e colaboração durante a criação e apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e seus objetivos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos no processo de criação do jogo.
  • Mediar a discussão e conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Utilizar a estrutura gramatical de futuro com "will" na forma negativa nas respostas e ações durante o jogo.
  • Colaborar e interagir com os demais membros do grupo no processo de criação e apresentação do jogo.