Aula sobre Futuro Com Will Forma Negativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Esta atividade trabalhará o tema "Futuro com will (forma negativa)". Os alunos irão aprender como usar essa construção para falar de planos, previsões e expectativas para o futuro. É uma habilidade importante para a comunicação em inglês. Durante a prática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por Estações, que é uma maneira dinâmica e interativa de aprendizado. Os estudantes irão dividir-se em grupos e passarão por diferentes estações, onde realizarão atividades relacionadas ao tema.

Exemplo de uso cotidiano:

Se você pretende viajar para um país de língua inglesa, saber falar sobre planos e previsões para o futuro pode ser muito útil. Por exemplo, se você precisar cancelar uma reserva de hotel, pode dizer "I won't be able to come next week" (Eu não poderei ir na próxima semana) ou se precisar remarcar um compromisso, pode dizer "I'll have to reschedule" (Eu terei que remarcar).


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie fazendo perguntas sobre o futuro para os alunos, como "What will you do next weekend?" (O que você fará no próximo fim de semana?) ou "What will be the weather like tomorrow?" (Como estará o tempo amanhã?). Os alunos devem responder usando a forma negativa com will.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Em cada estação os alunos deverão concluir uma atividade. Ao final do tempo estabelecido, os grupos deverão trocar de estação, até que cada grupo tenha passado pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Leitura

    Na primeira estação, os alunos deverão ler um texto em inglês, em voz alta, e sublinhar as formas negativas com will. Depois, devem responder a algumas perguntas de compreensão sobre o texto.

    Exemplo de atividade:

    Leia o texto abaixo e sublinhe as formas negativas com will:

    "John won't come to the party tonight because he has to study for his exams. Kate won't go to the beach tomorrow because it will rain. Tom won't buy a new bike this year because it is too expensive."

    1\. Why won't John come to the party tonight?

    2\. Why won't Kate go to the beach tomorrow?

    3\. Why won't Tom buy a new bike this year?

    Estação 2 - Escrita

    Na Estação 2, os alunos encontrarão uma atividade de preenchimento de lacunas com will negativo. Eles devem preencher as lacunas usando formas negativas de will e fazer frases coerentes.

    Exemplo de atividade:

    Complete as frases abaixo com a forma negativa de will.

    1\. I \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (não irei) ao cinema amanhã.

    2\. She \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (não vai) estudar hoje à noite.

    3\. They \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (não comprarão) uma casa este ano.

    4\. He \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (não ficará) em casa no fim de semana.

    5\. We \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (não teremos) tempo para isso.

    Estação 3 - Conversação

    Na Estação 3, os alunos realizarão uma atividade de conversação em pares ou trios. Eles devem imaginar um cenário futurista e dialogar sobre os planos, previsões e expectativas para o futuro usando will negativo. Forneça alguns exemplos para ajudar.

    Exemplo de atividade:

    Imaginem que vocês estão no ano de 2050 e têm a oportunidade de viajar para um planeta distante. Dialoguem sobre os planos, previsões e expectativas para essa viagem, usando will negativo. (Exemplo: I won't go if the spaceship is not safe - Eu não irei se a nave não for segura.)


  4. Etapa 4 - Reflexão

    Ao final da atividade, reúna a turma para uma reflexão sobre o que foi aprendido. Os alunos podem compartilhar as atividades que realizaram em cada estação e dar exemplos de frases com will negativo. Faça perguntas como "Qual a diferença entre will e will not?" ou "Em que situações podemos usar will not?".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Rotação por Estações para tornar a aula mais dinâmica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar e usar formas negativas de will.
  • Habilidade em construir frases coerentes com formas negativas de will.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Coerência e fluência na conversação em pares ou trios.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e tirar conclusões.

Ações do professor

  • Modelar as respostas na etapa de aquecimento.
  • Circular pela sala durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Tirar dúvidas e dar orientações em cada uma das estações.
  • Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas para encontrar as respostas.
  • Produzir frases coerentes com formas negativas de will.
  • Compartilhar as atividades realizadas e reflexões no final da aula.