Gênero dramático

Vamos conhecer um pouco mais sobre o gênero dramático nessa aula de Português. Se prepare, pegue seu caderno e bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Ações cotidianas, estereótipos, crítica e sátira são características da:

    A) Farsa.

    B) Comédia.

    C) Tragicomédia.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    O gênero dramático é um importante recurso utilizado em diversas formas de entretenimento, como teatro, televisão e cinema. Ele é caracterizado pela apresentação de uma história por meio de diálogos entre personagens, interpretados por atores. Para trabalhar este tema de forma mais envolvente e didática, será utilizado a metodologia ativa Rotação por Estações. Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão passar por três estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização de textos dramáticos, identificando os recursos linguísticos e semióticos utilizados na sua realização.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    O gênero dramático é um dos três principais gêneros literários, juntamente com o lírico e o épico. Ele é caracterizado pela apresentação de uma história através do diálogo dos personagens, ou seja, é um texto que pode ser encenado em teatros. Esse gênero está presente em diversas formas de entretenimento, como teatro, cinema, televisão, entre outros. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o gênero dramático, identificando suas características e subgêneros. A atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização de textos dramáticos e perceber os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O gênero dramático é um dos principais gêneros literários e está presente em diversas manifestações artísticas, como o teatro, a televisão e o cinema. É um gênero que tem como característica principal a representação de ações e conflitos por meio do diálogo entre personagens. Nesta atividade, os estudantes serão introduzidos ao gênero dramático por meio da metodologia ativa Design Thinking. Eles criarão um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as emoções, pensamentos e comportamentos dos personagens de uma obra dramática.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    O gênero dramático é um dos gêneros literários mais antigos e populares, sendo representado em diversas formas de arte, como teatro, televisão e cinema. Ele se caracteriza pela presença de diálogos e pela representação de situações, sentimentos e conflitos que envolvem personagens fictícios ou reais. Nesta atividade, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam compreender e aplicar as etapas de criação de um projeto. A partir dessa metodologia, os estudantes criarão um template de design sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização do texto dramático presente em peças teatrais, novelas, filmes, entre outros, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc.
    Atividade completa
  7. 7. Gamificação:

    O gênero dramático é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade e está presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de novelas, filmes, teatro ou até mesmo games. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar um jogo de tabuleiro com o tema do Gênero Dramático, utilizando a metodologia ativa da Gamificação.
    Atividade completa
  8. 8. Estudo de Caso:

    Nesta atividade de Estudo de Caso sobre o tema do gênero dramático, os alunos serão desafiados a colocar em prática seus conhecimentos e habilidades na análise e compreensão desse gênero teatral. Através da análise de um caso real envolvendo uma companhia de teatro em busca de uma nova produção, os alunos irão explorar os elementos e subgêneros do gênero dramático, pesquisar exemplos e características distintivas, e propor soluções criativas e fundamentadas para os desafios apresentados. A metodologia ativa de estudo de caso promoverá a participação ativa dos alunos, o trabalho em grupo, a pesquisa independente e a reflexão crítica, incentivando-os a se envolverem de forma autônoma e colaborativa com o tema do gênero dramático.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: