Aula sobre Genero Dramatico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O gênero dramático é um dos gêneros literários mais antigos e populares, sendo representado em diversas formas de arte, como teatro, televisão e cinema. Ele se caracteriza pela presença de diálogos e pela representação de situações, sentimentos e conflitos que envolvem personagens fictícios ou reais. Nesta atividade, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam compreender e aplicar as etapas de criação de um projeto. A partir dessa metodologia, os estudantes criarão um template de design sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização do texto dramático presente em peças teatrais, novelas, filmes, entre outros, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de gênero dramático e sua importância nas artes cênicas. Solicite aos alunos que pesquisem peças teatrais, novelas, filmes ou qualquer outra obra que se enquadre no gênero dramático e as apresentem para a turma. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize materiais impressos aos alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os estudantes irão analisar as obras apresentadas pelos colegas e criar um esboço de como seria a produção de um espetáculo teatral baseado em alguma obra do gênero dramático escolhida por eles. Nessa fase, os alunos devem identificar os elementos da obra, como personagens, enredo, conflitos, diálogos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Na terceira etapa, os alunos devem escolher uma das obras analisadas e definir qual será o enfoque do espetáculo teatral que irão criar. Nesse momento, é importante que os estudantes discutam e debatam entre si, levando em consideração as ideias e sugestões de cada um.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o enfoque definido, os alunos devem criar um protótipo do espetáculo teatral, descrevendo como seria a cena, os personagens, a ambientação, os diálogos, entre outros. Nessa fase, é importante que os estudantes sejam criativos e inovadores, buscando soluções diferentes para a produção da obra.

  5. Etapa 5 - Testar

    Por fim, os alunos irão apresentar o protótipo do espetáculo teatral, discutindo e debatendo as ideias apresentadas e buscando aprimorar o projeto. Nessa etapa, estimule a participação de todos, incentivando a troca de ideias e a colaboração mútua.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos dramáticos;
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos;
  • Fomentar a colaboração e a participação ativa dos estudantes;
  • Promover o trabalho em equipe e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração durante todas as etapas do projeto;
  • Clareza e qualidade da apresentação do protótipo do espetáculo teatral;
  • Criatividade e inovação na produção do projeto;
  • Coerência e consistência na análise e interpretação da obra escolhida;
  • Respeito e colaboração com os colegas durante todo o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de gênero dramático e sua importância nas artes cênicas;
  • Estimular a pesquisa e a análise de obras do gênero dramático pelos alunos;
  • Acompanhar e orientar os estudantes durante todas as etapas do projeto;
  • Estimular a participação e a colaboração mútua entre os alunos;
  • Avaliar o projeto final e fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e apresentar obras do gênero dramático para a turma;
  • Analisar e criar um esboço de um espetáculo teatral baseado em uma obra do gênero dramático escolhida pelos alunos;
  • Definir o enfoque do espetáculo teatral a ser criado;
  • Criar um protótipo do espetáculo teatral, descrevendo a cena, os personagens, a ambientação, os diálogos, entre outros;
  • Apresentar o protótipo do espetáculo teatral para a turma, discutindo e debatendo as ideias apresentadas e buscando aprimorar o projeto.