Aula sobre Genero Dramatico
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O gênero dramático é um dos principais gêneros literários e está presente em diversas manifestações artísticas, como o teatro, a televisão e o cinema. É um gênero que tem como característica principal a representação de ações e conflitos por meio do diálogo entre personagens. Nesta atividade, os estudantes serão introduzidos ao gênero dramático por meio da metodologia ativa Design Thinking. Eles criarão um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as emoções, pensamentos e comportamentos dos personagens de uma obra dramática.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a atividade apresentando o gênero dramático e suas principais características. Utilize exemplos de obras dramáticas conhecidas pelos alunos, como peças de teatro, novelas e filmes. Em seguida, explique como a metodologia Design Thinking será aplicada na atividade.Etapa 2 - Apresentação do mapa de empatia
Apresente aos alunos o mapa de empatia e explique como preencher cada um dos campos. Você pode utilizar exemplos práticos para exemplificar a aplicação do mapa de empatia em obras dramáticas. O mapa de empatia é uma ferramenta que pode contribuir significativamente para a análise de obras dramáticas, pois ele permite que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais profunda dos personagens e suas motivações. Ao preencher o mapa de empatia, os alunos são incentivados a colocar-se no lugar dos personagens, explorando suas emoções, necessidades, desejos, comportamentos e ambiente. Isso ajuda a criar uma conexão mais empática com os personagens, o que facilita a análise de suas ações e escolhas dentro da narrativa.Etapa 3 - Seleção de uma obra dramática
Indique uma obra dramática, ou peça para que os alunos escolham uma, para aplicar o mapa de empatia. Sugira algumas obras para facilitar a escolha dos alunos.Etapa 4 - Preenchimento do mapa de empatia
Os alunos preencherão o mapa de empatia com base nos personagens da obra selecionada. Eles deverão preencher cada um dos campos do mapa com informações sobre o que os personagens pensam, sentem, falam, fazem, veem, suas dores e ganhos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará o mapa de empatia preenchido e discutirá as informações coletadas sobre os personagens da obra selecionada. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.Etapa 6 - Análise da organização do texto dramático
Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos analisarão a organização do texto dramático da obra selecionada. Eles deverão identificar os recursos linguísticos e semióticos utilizados para sustentar a realização da obra como peça teatral, novela, filme, etc.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma síntese do que foi aprendido e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em outras obras dramáticas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise da organização do texto dramático;
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
- Desenvolver a empatia e a compreensão das emoções, pensamentos e comportamentos dos personagens de uma obra dramática.
Critérios de avaliação
- Capacidade de preencher corretamente o mapa de empatia;
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Identificação correta dos recursos linguísticos e semióticos utilizados na obra selecionada.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Incentivar a participação de todos os alunos na discussão em grupo;
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Preencher corretamente o mapa de empatia;
- Identificar corretamente os recursos linguísticos e semióticos utilizados na obra selecionada.