Aula sobre Genero Dramatico

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade de Estudo de Caso sobre o tema do gênero dramático, os alunos serão desafiados a colocar em prática seus conhecimentos e habilidades na análise e compreensão desse gênero teatral. Através da análise de um caso real envolvendo uma companhia de teatro em busca de uma nova produção, os alunos irão explorar os elementos e subgêneros do gênero dramático, pesquisar exemplos e características distintivas, e propor soluções criativas e fundamentadas para os desafios apresentados. A metodologia ativa de estudo de caso promoverá a participação ativa dos alunos, o trabalho em grupo, a pesquisa independente e a reflexão crítica, incentivando-os a se envolverem de forma autônoma e colaborativa com o tema do gênero dramático.

  1. Etapa 1 - Apresentação do caso

    Apresente um caso fictício envolvendo uma companhia de teatro que está enfrentando dificuldades para escolher a próxima peça a ser encenada. O caso descreve o contexto da companhia, suas limitações de recursos e a diversidade de interesses dos membros.

  2. Etapa 2 - Análise do caso em grupos

    Os alunos são divididos em grupos e recebem cópias do caso para análise. Eles discutem e identificam os principais desafios enfrentados pela companhia de teatro, levando em consideração os aspectos do gênero dramático.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e estudo individual

    Cada aluno realiza pesquisas individuais sobre diferentes subgêneros do gênero dramático, como tragédia, comédia, drama e farsa. Eles buscam exemplos de obras, características distintivas e principais autores relacionados a cada subgênero.

  4. Etapa 4 - Apresentação das análises e propostas

    Os grupos se reúnem novamente e cada grupo apresenta suas análises do caso, destacando os desafios identificados e oferecendo propostas de peças que poderiam ser encenadas pela companhia de teatro, justificando suas escolhas com base na pesquisa realizada.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, ocorre uma discussão em grupo, liderada pelo professor, na qual são exploradas as diferentes propostas, considerando os elementos do gênero dramático e os desafios apresentados no caso. Os alunos são incentivados a debater e avaliar as opções, oferecendo argumentos para apoiar ou refutar as escolhas propostas.

  6. Etapa 6 - Tomada de decisão coletiva

    Como desfecho da atividade, a turma trabalha em conjunto para chegar a uma decisão sobre a peça que a companhia de teatro deveria encenar, levando em consideração as análises, propostas e discussões realizadas anteriormente. Essa decisão é baseada em consenso e os alunos são incentivados a justificar suas escolhas com base nos critérios discutidos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Como tarefa de casa, os alunos são solicitados a escrever uma breve reflexão individual sobre o processo de estudo de caso e como ele contribuiu para sua compreensão do gênero dramático. Eles são encorajados a destacar os principais aprendizados e insights adquiridos ao longo da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão do gênero dramático, incluindo seus elementos, subgêneros e características distintivas;
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na busca por informações sobre o tema;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração na análise e discussão do estudo de caso;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas e propostas relacionadas ao gênero dramático;
  • Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação oral na apresentação das análises e propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos grupos de análise e discussão do estudo de caso;
  • Qualidade das pesquisas individuais sobre os subgêneros do gênero dramático;
  • Apresentação clara e coerente das análises do caso, destacando os desafios e propondo soluções fundamentadas;
  • Cooperação e trabalho em equipe durante todo o processo;
  • Reflexão individual bem fundamentada sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o caso e facilitar a discussão inicial sobre os desafios enfrentados pela companhia de teatro;
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os subgêneros do gênero dramático, fornecendo recursos e sugestões de fontes confiáveis;
  • Acompanhar e fornecer suporte durante as etapas de análise, pesquisa, apresentação e discussão;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo, incentivando a argumentação e o respeito às diferentes opiniões;
  • Orientar a tomada de decisão coletiva, fornecendo critérios adicionais ou questionamentos que possam ajudar na escolha final.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa individual sobre os subgêneros do gênero dramático, buscando informações relevantes e exemplos de obras;
  • Participar ativamente dos grupos de análise do estudo de caso, discutindo os desafios e propondo soluções;
  • Preparar apresentações claras e organizadas das análises do caso, destacando as características do gênero dramático e suas aplicações;
  • Participar ativamente da discussão em grupo, oferecendo argumentos e considerações relevantes sobre as propostas apresentadas;
  • Trabalhar em equipe, ouvindo e respeitando as opiniões dos colegas, e colaborar na tomada de decisão coletiva;