Aula sobre Genero Dramatico

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O gênero dramático é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade e está presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de novelas, filmes, teatro ou até mesmo games. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar um jogo de tabuleiro com o tema do Gênero Dramático, utilizando a metodologia ativa da Gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema

    Apresente o conceito de Gênero Dramático e suas principais características, como diálogos, personagens, conflitos, entre outros. O objetivo é que os alunos entendam os elementos que compõem um texto dramático.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um jogo de tabuleiro com o tema do Gênero Dramático. Eles deverão criar o tabuleiro com 51 casas, os pinos, o dado e os cards de perguntas e ações. Incentive a criatividade dos alunos, mas também orientá-los sobre os aspectos que devem ser abordados no jogo, como os elementos do texto dramático.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará o jogo criado para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão explicar como o jogo funciona, quais são as regras e como os elementos do Gênero Dramático foram abordados no jogo.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre os elementos do jogo

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre os elementos do jogo, como os personagens, os conflitos, os diálogos, entre outros. O objetivo é que os alunos percebam como esses elementos são importantes na construção de um texto dramático.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Para a aplicação prática, os alunos deverão escolher uma cena de uma novela, filme ou peça teatral e recriá-la em forma de texto dramático. Eles irão utilizar os elementos que aprenderam durante a criação do jogo para construir o texto. Ao final, cada grupo apresentará sua cena para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Aplique uma avaliação para verificar se os alunos compreenderam o conceito de Gênero Dramático e se conseguiram aplicá-lo na criação do jogo e na construção do texto dramático.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os pontos principais abordados durante a atividade e incentivando os alunos a continuarem explorando o Gênero Dramático em suas atividades cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização de texto dramático;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos;
  • Incentivar o uso de metodologias ativas e gamificação no ensino de língua portuguesa;
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar os elementos do Gênero Dramático em atividades práticas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos elementos do Gênero Dramático;
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Capacidade de aplicar os elementos do Gênero Dramático na construção do texto dramático;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo e do texto dramático.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Gênero Dramático e suas características;
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Conduzir a discussão sobre os elementos do jogo;
  • Incentivar a aplicação dos elementos do Gênero Dramático na construção do texto dramático;
  • Aplicar a avaliação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro;
  • Colaborar com o grupo na construção do texto dramático;
  • Apresentar o jogo criado para a turma;
  • Participar da discussão sobre os elementos do jogo;
  • Apresentar a cena em forma de texto dramático.