Aula sobre Genero Dramatico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O gênero dramático é um importante recurso utilizado em diversas formas de entretenimento, como teatro, televisão e cinema. Ele é caracterizado pela apresentação de uma história por meio de diálogos entre personagens, interpretados por atores. Para trabalhar este tema de forma mais envolvente e didática, será utilizado a metodologia ativa Rotação por Estações. Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão passar por três estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização de textos dramáticos, identificando os recursos linguísticos e semióticos utilizados na sua realização.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do gênero dramático e explique a metodologia Rotação por Estações. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três e cada grupo irá para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Leitura Dramática

    Os alunos irão ler e interpretar uma cena de teatro previamente escolhida pelo professor. Eles deverão se dividir em personagens e ensaiar a cena para uma apresentação posterior. Auxilie na leitura e interpretação dos diálogos.

    Estação 2 - Análise de Recursos Linguísticos

    Os alunos irão analisar textos de peças teatrais e identificar os recursos linguísticos utilizados pelos autores, tais como diálogos, monólogos, apartes, entre outros. Em seguida, deverão discutir em grupo como esses recursos contribuem para a construção da história e dos personagens.

    Estação 3 - Análise Semiótica

    Os alunos irão assistir a uma cena de teatro ou filme e analisar os recursos semióticos utilizados na sua realização, como figurino, cenário, iluminação, entre outros. Em seguida, deverão discutir em grupo como esses recursos contribuem para a construção da história e dos personagens.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar para a turma uma síntese do que foi discutido em sua estação. O objetivo é compartilhar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas diferentes atividades.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos também terão a oportunidade de fazer comentários e perguntas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de textos dramáticos;
  • Identificar e analisar os recursos linguísticos e semióticos utilizados na construção de textos dramáticos;
  • Estimular a criatividade e a interpretação dos alunos na leitura e interpretação de textos dramáticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Identificação e análise dos recursos linguísticos e semióticos utilizados nos textos dramáticos;
  • Criatividade e interpretação na leitura e interpretação de textos dramáticos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia;
  • Auxiliar na leitura e interpretação dos diálogos;
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre os recursos utilizados nos textos dramáticos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar e analisar os recursos linguísticos e semióticos utilizados nos textos dramáticos;
  • Criar e interpretar personagens na leitura e interpretação de textos dramáticos.