Aula sobre Genero Dramatico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O gênero dramático é um dos três principais gêneros literários, juntamente com o lírico e o épico. Ele é caracterizado pela apresentação de uma história através do diálogo dos personagens, ou seja, é um texto que pode ser encenado em teatros. Esse gênero está presente em diversas formas de entretenimento, como teatro, cinema, televisão, entre outros. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o gênero dramático, identificando suas características e subgêneros. A atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização de textos dramáticos e perceber os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme, etc.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia (em casa)

    Antes da atividade sobre gênero dramático, em casa, os alunos serão convidados a assistir a um filme de sua preferência. Após assistir ao filme, eles deverão elaborar um breve relatório em que descrevam a trama, os personagens, o cenário e os principais momentos dramáticos. Além disso, os alunos deverão identificar elementos específicos do gênero, como diálogos marcantes, conflitos, uso de recursos cênicos e emocionalidade dos personagens.

  2. Etapa 2 - Introdução (em sala de aula)

    Apresente o tema da atividade e seus objetivos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo ou lerão um texto sobre o gênero dramático e farão uma discussão em grupo sobre o que entenderam e quais elementos eles identificaram como características do gênero. Eles deverão compartilhar os seus relatórios sobre a atividade prévia realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Preparação para a atividade

    Distribua um modelo de mapa conceitual e explique como os alunos devem criá-lo. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa individual sobre o gênero dramático e seus subgêneros. Caso não seja possível realizar uma pesquisa de forma on-line, disponibilize materiais impressos para que os alunos possam pesquisar.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão seu mapa conceitual, colocando a ideia central como "Gênero Dramático", e identificando 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Dê suporte para que os alunos possam identificar as características de cada subgênero e como eles se diferenciam.

    Exemplo prático:

    Gênero Dramático:

    Definição e características

    1\. Representação de ações e conflitos

    2\. Diálogos entre personagens

    3\. Uso de recursos cênicos e teatrais

    4\. Foco na encenação e performance

    Elementos do Gênero Dramático

    1\. Trama e enredo

    2\. Personagens e caracterização

    3\. Cenário e ambientação

    4\. Temas e mensagens transmitidas

    Subgêneros do Gênero Dramático

    1\. Tragédia

    2\. Comédia

    3\. Drama

    4\. Farsa

    Influências e origens do Gênero Dramático

    1\. Teatro grego antigo

    2\. Commedia dell'arte

    3\. Teatro renascentista

    4\. Desenvolvimento no teatro moderno e contemporâneo

    Autores e obras do Gênero Dramático

    1\. William Shakespeare

    2\. Anton Chekhov

    3\. Tennessee Williams

    4\. Bertolt Brecht

    Importância e impacto do Gênero Dramático

    1\. Reflexão sobre questões sociais e humanas

    2\. Entretenimento e engajamento do público

    3\. Possibilidade de expressão artística e criatividade

    4\. Influência no teatro, cinema e outras formas de narrativa

    Exercícios e práticas do Gênero Dramático

    1\. Leituras dramáticas

    2\. Improvisação e jogos teatrais

    3\. Montagem e encenação de peças

    4\. Análise e crítica de obras dramáticas


  5. Etapa 5 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Os alunos compartilharão seus mapas conceituais em grupo e discutirão as diferenças e semelhanças entre eles. Auxilie na discussão e fará perguntas para aprofundar o conhecimento dos alunos.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de textos dramáticos em diferentes mídias, como peças de teatro, filmes, séries, novelas, entre outros. Os alunos farão uma análise desses exemplos, identificando as características do gênero dramático presentes em cada um deles.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforçará os principais pontos abordados, destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar textos dramáticos em diferentes mídias;
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos;
  • Proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre a estrutura e características do gênero dramático;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Identificação e compreensão das características do gênero dramático e seus subgêneros;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Participação ativa e colaborativa nos trabalhos em grupo;
  • Análise crítica dos exemplos práticos apresentados em sala de aula;
  • Domínio da linguagem e terminologia específica do gênero dramático.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e os objetivos da atividade;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Apresentar exemplos práticos de textos dramáticos em diferentes mídias;
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nos trabalhos em grupo;
  • Avaliar e dar feedback para os alunos sobre seus trabalhos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Realizar pesquisa individual sobre o gênero dramático e seus subgêneros;
  • Criar um mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade;
  • Compartilhar seus mapas conceituais em grupo e discutir as diferenças e semelhanças entre eles;
  • Realizar análise crítica dos exemplos práticos apresentados em sala de aula.