Gênero entrevista

Você gosta de assistir ou ouvir entrevistas? Você sabe como fazer uma entrevista? Vamos juntos conhecer mais sobre este gênero nessa aula de Português. Bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que você deve evitar ao fazer uma entrevista?

    A) Ir à entrevista de improviso sem saber o que falar e perguntar.

    B) Escolher um título pra entrevista.

    C) Fazer pesquisas sobre a pessoa que você vai entrevistar.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles irão trabalhar o tema "Gênero entrevista". As entrevistas são muito comuns em nosso cotidiano, seja na televisão, no rádio, em revistas, jornais ou até mesmo na internet. Elas são uma forma de comunicação na qual uma pessoa faz perguntas a outra para obter informações ou opiniões sobre um determinado assunto. A metodologia que eles utilizarão é a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    Professor, explique aos alunos que o gênero entrevista é uma forma de comunicação muito utilizada em diversas áreas, desde a política até a arte, passando por esportes e entretenimento. É uma maneira de conhecer mais sobre alguém ou sobre um tema específico, além de ser uma forma de transmitir informações relevantes para um público. Nesta aula, eles irão explorar as estratégias de argumentatividade e modalização presentes em entrevistas, a fim de entender como esses recursos podem influenciar na percepção do leitor ou ouvinte sobre o que está sendo dito. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Design Thinking, criando um mapa de empatia que os ajudará a compreender as diferentes perspectivas envolvidas em uma entrevista.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas, como jornalismo, literatura, entre outras. É uma forma de comunicação que permite a troca de ideias e informações entre pessoas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar o gênero entrevista, mais especificamente, como a modalização e a argumentatividade podem ser usadas para construir sentidos em uma entrevista. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registros para um jogo que irão desenvolver sobre o tema. A ideia é que, ao final da aula, os estudantes estejam aptos a identificar as estratégias de modalização e argumentatividade presentes em uma entrevista.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    Professor, explique aos alunos que o gênero entrevista é um tipo de texto muito comum em nosso cotidiano, presente em revistas, jornais, programas de TV e internet. Trata-se de uma forma de comunicação cujo objetivo é obter informações sobre um determinado assunto ou pessoa, por meio de perguntas e respostas. Nesta aula, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, uma abordagem que estimula a criatividade e a colaboração dos alunos para desenvolver um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, eles irão aprimorar a habilidade em identificar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade em textos.
    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas da nossa vida, como no jornalismo, na literatura, na psicologia e em muitas outras. É uma forma de comunicação que pode ser utilizada para obter informações, compartilhar ideias e opiniões, ouvir diferentes pontos de vista e conhecer outras perspectivas. Nesta aula, o objetivo é trabalhar o gênero entrevista, focando especialmente nas estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistados e entrevistadores. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá ajudar os alunos a desenvolver habilidades de análise e argumentação crítica.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    Professor, você pode contextualizar o tema da aula para os alunos dizendo que a entrevista é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja na televisão, na internet, em revistas ou jornais. É por meio dela que podemos conhecer mais sobre uma pessoa, um assunto ou uma situação. Nesta aula, eles irão trabalhar o gênero entrevista e sua relação com as estratégias de modalização e argumentatividade. Para isso, utilizarão a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual eles serão divididos em grupos e passarão por atividades diferentes relacionadas ao tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: