Aula sobre Genero Entrevista

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que o gênero entrevista é um tipo de texto muito comum em nosso cotidiano, presente em revistas, jornais, programas de TV e internet. Trata-se de uma forma de comunicação cujo objetivo é obter informações sobre um determinado assunto ou pessoa, por meio de perguntas e respostas. Nesta aula, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, uma abordagem que estimula a criatividade e a colaboração dos alunos para desenvolver um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, eles irão aprimorar a habilidade em identificar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade em textos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o gênero entrevista é um tipo de texto muito comum em nosso cotidiano, presente em revistas, jornais, programas de TV e internet. Trata-se de uma forma de comunicação cujo objetivo é obter informações sobre um determinado assunto ou pessoa, por meio de perguntas e respostas. Nesta aula, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, uma abordagem que estimula a criatividade e a colaboração dos alunos para desenvolver um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, eles irão aprimorar a habilidade em identificar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade em textos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula explicando as características do gênero entrevista e sua importância no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos irão pesquisar exemplos de entrevistas em diferentes meios de comunicação e identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistados e entrevistadores.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo irá elaborar um esboço do template, definindo as etapas e as atividades a serem realizadas em cada uma.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço de template para a turma e juntos irão decidir quais serão as etapas e atividades que farão parte do template definitivo.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os grupos irão trabalhar na elaboração do template definitivo, colocando em prática as etapas e atividades definidas na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e juntos irão testar e avaliar a eficácia das estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas em cada etapa.

  8. Etapa 8 - Fechamento

    Faça uma reflexão final sobre a aula, destacando a importância do trabalho em equipe e da metodologia Design Sprint para aprimorar a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade em textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade em textos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na elaboração de um template de Design Sprint;
  • Promover a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe e da aplicação da metodologia Design Sprint na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e elaboração do template de Design Sprint;
  • Identificação clara das estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas em cada etapa do template;
  • Coerência e eficácia das estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas em cada etapa do template;
  • Clareza na apresentação do template para a turma;
  • Reflexão crítica sobre a importância da metodologia Design Sprint na aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint;
  • Acompanhar e orientar os alunos na pesquisa e elaboração do template de Design Sprint;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de entrevistas em diferentes meios de comunicação;
  • Trabalhar em grupo na elaboração do template de Design Sprint;
  • Identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistados e entrevistadores;
  • Apresentar o template para a turma;
  • Testar e avaliar a eficácia das estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas em cada etapa do template.