Aula sobre Genero Entrevista

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas, como jornalismo, literatura, entre outras. É uma forma de comunicação que permite a troca de ideias e informações entre pessoas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar o gênero entrevista, mais especificamente, como a modalização e a argumentatividade podem ser usadas para construir sentidos em uma entrevista. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registros para um jogo que irão desenvolver sobre o tema. A ideia é que, ao final da aula, os estudantes estejam aptos a identificar as estratégias de modalização e argumentatividade presentes em uma entrevista.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas, como jornalismo, literatura, entre outras. É uma forma de comunicação que permite a troca de ideias e informações entre pessoas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar o gênero entrevista, mais especificamente, como a modalização e a argumentatividade podem ser usadas para construir sentidos em uma entrevista. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registros para um jogo que irão desenvolver sobre o tema. A ideia é que, ao final da aula, os estudantes estejam aptos a identificar as estratégias de modalização e argumentatividade presentes em uma entrevista.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a modalização e a argumentatividade em uma entrevista. Apresente exemplos, previamente selecionados, de entrevistas que estejam destacadas as estratégias utilizadas pelos entrevistadores.

  3. Etapa 3 - Explicação

    Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada nesta aula. Incentive os alunos a criarem um jogo sobre o tema da aula, utilizando o mapa de registros como guia.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar o mapa de registros do jogo que irão desenvolver. O mapa deverá conter os seguintes campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registros para a turma. Dê feedbacks sobre as ideias apresentadas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os jogos apresentados.

  6. Etapa 6 - Desenvolvimento dos jogos

    Com base nos mapas de registros criados, os alunos irão desenvolver seus jogos. Eles deverão utilizar as estratégias de modalização e argumentatividade aprendidas na aula para construir sentidos em suas entrevistas fictícias.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como utilizaram as estratégias de modalização e argumentatividade em sua entrevista fictícia. Os colegas poderão jogar os jogos apresentados e dar feedbacks sobre as estratégias utilizadas.

  8. Etapa 8 - Feedback final

    Faça um feedback final sobre a atividade, destacando as principais estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos alunos nos jogos apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as estratégias de modalização e argumentatividade em uma entrevista;
  • Estimular a criatividade dos alunos na construção de um jogo sobre o tema;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na construção do jogo;
  • Utilização adequada das estratégias de modalização e argumentatividade;
  • Trabalho em equipe e colaboração;
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo;
  • Participação ativa durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia a ser utilizada;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e dar feedbacks;
  • Estimular a participação de todos os alunos durante a atividade;
  • Fazer um feedback final sobre a atividade e destacar as principais estratégias utilizadas pelos alunos;
  • Tirar dúvidas e apoiar os alunos durante toda a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e da atividade proposta;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Utilizar a criatividade na construção do jogo;
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva;
  • Dar feedbacks construtivos sobre os jogos apresentados pelos colegas.