Aula sobre Genero Entrevista
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas, como jornalismo, literatura, entre outras. É uma forma de comunicação que permite a troca de ideias e informações entre pessoas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar o gênero entrevista, mais especificamente, como a modalização e a argumentatividade podem ser usadas para construir sentidos em uma entrevista. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registros para um jogo que irão desenvolver sobre o tema. A ideia é que, ao final da aula, os estudantes estejam aptos a identificar as estratégias de modalização e argumentatividade presentes em uma entrevista.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas, como jornalismo, literatura, entre outras. É uma forma de comunicação que permite a troca de ideias e informações entre pessoas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar o gênero entrevista, mais especificamente, como a modalização e a argumentatividade podem ser usadas para construir sentidos em uma entrevista. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um mapa de registros para um jogo que irão desenvolver sobre o tema. A ideia é que, ao final da aula, os estudantes estejam aptos a identificar as estratégias de modalização e argumentatividade presentes em uma entrevista.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é a modalização e a argumentatividade em uma entrevista. Apresente exemplos, previamente selecionados, de entrevistas que estejam destacadas as estratégias utilizadas pelos entrevistadores.Etapa 3 - Explicação
Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada nesta aula. Incentive os alunos a criarem um jogo sobre o tema da aula, utilizando o mapa de registros como guia.Etapa 4 - Criação
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar o mapa de registros do jogo que irão desenvolver. O mapa deverá conter os seguintes campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.Etapa 5 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo irá apresentar seu mapa de registros para a turma. Dê feedbacks sobre as ideias apresentadas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os jogos apresentados.Etapa 6 - Desenvolvimento dos jogos
Com base nos mapas de registros criados, os alunos irão desenvolver seus jogos. Eles deverão utilizar as estratégias de modalização e argumentatividade aprendidas na aula para construir sentidos em suas entrevistas fictícias.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como utilizaram as estratégias de modalização e argumentatividade em sua entrevista fictícia. Os colegas poderão jogar os jogos apresentados e dar feedbacks sobre as estratégias utilizadas.Etapa 8 - Feedback final
Faça um feedback final sobre a atividade, destacando as principais estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos alunos nos jogos apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as estratégias de modalização e argumentatividade em uma entrevista;
- Estimular a criatividade dos alunos na construção de um jogo sobre o tema;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
Critérios de avaliação
- Criatividade na construção do jogo;
- Utilização adequada das estratégias de modalização e argumentatividade;
- Trabalho em equipe e colaboração;
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo;
- Participação ativa durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia a ser utilizada;
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e dar feedbacks;
- Estimular a participação de todos os alunos durante a atividade;
- Fazer um feedback final sobre a atividade e destacar as principais estratégias utilizadas pelos alunos;
- Tirar dúvidas e apoiar os alunos durante toda a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e da atividade proposta;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
- Utilizar a criatividade na construção do jogo;
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva;
- Dar feedbacks construtivos sobre os jogos apresentados pelos colegas.