Aula sobre Genero Entrevista
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas da nossa vida, como no jornalismo, na literatura, na psicologia e em muitas outras. É uma forma de comunicação que pode ser utilizada para obter informações, compartilhar ideias e opiniões, ouvir diferentes pontos de vista e conhecer outras perspectivas. Nesta aula, o objetivo é trabalhar o gênero entrevista, focando especialmente nas estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistados e entrevistadores. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá ajudar os alunos a desenvolver habilidades de análise e argumentação crítica.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas da nossa vida, como no jornalismo, na literatura, na psicologia e em muitas outras. É uma forma de comunicação que pode ser utilizada para obter informações, compartilhar ideias e opiniões, ouvir diferentes pontos de vista e conhecer outras perspectivas. Nesta aula, o objetivo é trabalhar o gênero entrevista, focando especialmente nas estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistados e entrevistadores. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá ajudar os alunos a desenvolver habilidades de análise e argumentação crítica.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema da aula, explicando o que é uma entrevista e quais são suas características. Em seguida, explique brevemente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será utilizada na aula.Etapa 3 - Divisão em grupos
Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo terá uma função específica na atividade.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor deverão pesquisar sobre o tema da entrevista escolhida por você. O grupo defensor irá defender a posição do entrevistado, enquanto o grupo opositor irá contra-argumentar.Etapa 5 - Preparação
Cada grupo irá preparar suas argumentações, utilizando estratégias de modalização e argumentatividade.Etapa 6 - Debate
O debate será realizado entre os grupos defensor e opositor, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados. O público poderá fazer perguntas e comentários.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos e o desempenho em relação aos critérios estabelecidos.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e sobre a importância de desenvolver habilidades de argumentação crítica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e argumentação crítica;
- Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade;
- Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais de comunicação e colaboração;
- Compreender a importância da entrevista como gênero textual em diferentes contextos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa na atividade;
- Utilização adequada de estratégias de modalização e argumentatividade;
- Coerência e clareza na apresentação das argumentações;
- Habilidade em responder perguntas e contra-argumentar;
- Respeito às regras e normas estabelecidas.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC);
- Escolher uma entrevista adequada para a atividade;
- Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e preparação das argumentações;
- Avaliar a participação e desempenho dos alunos durante a atividade;
- Fazer uma conclusão sobre a importância da habilidade de argumentação crítica.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade;
- Pesquisar e preparar as argumentações adequadamente;
- Utilizar estratégias de modalização e argumentatividade de forma coerente e clara;
- Responder perguntas e contra-argumentar de forma adequada;
- Respeitar as regras e normas estabelecidas.