Aula sobre Genero Entrevista

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas da nossa vida, como no jornalismo, na literatura, na psicologia e em muitas outras. É uma forma de comunicação que pode ser utilizada para obter informações, compartilhar ideias e opiniões, ouvir diferentes pontos de vista e conhecer outras perspectivas. Nesta aula, o objetivo é trabalhar o gênero entrevista, focando especialmente nas estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistados e entrevistadores. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá ajudar os alunos a desenvolver habilidades de análise e argumentação crítica.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a entrevista é um gênero textual presente em diversas áreas da nossa vida, como no jornalismo, na literatura, na psicologia e em muitas outras. É uma forma de comunicação que pode ser utilizada para obter informações, compartilhar ideias e opiniões, ouvir diferentes pontos de vista e conhecer outras perspectivas. Nesta aula, o objetivo é trabalhar o gênero entrevista, focando especialmente nas estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistados e entrevistadores. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá ajudar os alunos a desenvolver habilidades de análise e argumentação crítica.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando o que é uma entrevista e quais são suas características. Em seguida, explique brevemente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será utilizada na aula.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo terá uma função específica na atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor deverão pesquisar sobre o tema da entrevista escolhida por você. O grupo defensor irá defender a posição do entrevistado, enquanto o grupo opositor irá contra-argumentar.

  5. Etapa 5 - Preparação

    Cada grupo irá preparar suas argumentações, utilizando estratégias de modalização e argumentatividade.

  6. Etapa 6 - Debate

    O debate será realizado entre os grupos defensor e opositor, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados. O público poderá fazer perguntas e comentários.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e o desempenho em relação aos critérios estabelecidos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e sobre a importância de desenvolver habilidades de argumentação crítica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e argumentação crítica;
  • Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade;
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais de comunicação e colaboração;
  • Compreender a importância da entrevista como gênero textual em diferentes contextos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa na atividade;
  • Utilização adequada de estratégias de modalização e argumentatividade;
  • Coerência e clareza na apresentação das argumentações;
  • Habilidade em responder perguntas e contra-argumentar;
  • Respeito às regras e normas estabelecidas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Escolher uma entrevista adequada para a atividade;
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e preparação das argumentações;
  • Avaliar a participação e desempenho dos alunos durante a atividade;
  • Fazer uma conclusão sobre a importância da habilidade de argumentação crítica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Pesquisar e preparar as argumentações adequadamente;
  • Utilizar estratégias de modalização e argumentatividade de forma coerente e clara;
  • Responder perguntas e contra-argumentar de forma adequada;
  • Respeitar as regras e normas estabelecidas.