Aula sobre Genero Entrevista

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, você pode contextualizar o tema da aula para os alunos dizendo que a entrevista é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja na televisão, na internet, em revistas ou jornais. É por meio dela que podemos conhecer mais sobre uma pessoa, um assunto ou uma situação. Nesta aula, eles irão trabalhar o gênero entrevista e sua relação com as estratégias de modalização e argumentatividade. Para isso, utilizarão a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual eles serão divididos em grupos e passarão por atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, você pode contextualizar o tema da aula para os alunos dizendo que a entrevista é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja na televisão, na internet, em revistas ou jornais. É por meio dela que podemos conhecer mais sobre uma pessoa, um assunto ou uma situação. Nesta aula, eles irão trabalhar o gênero entrevista e sua relação com as estratégias de modalização e argumentatividade. Para isso, utilizarão a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual eles serão divididos em grupos e passarão por atividades diferentes relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a relação entre a entrevista e as estratégias de modalização e argumentatividade.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Análise:

    Os alunos irão analisar entrevistas de diferentes veículos de comunicação e identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistadores e entrevistados. Eles deverão registrar suas observações em um caderno.

    Estação 2 - Criação:

    Os alunos irão criar uma entrevista fictícia, utilizando as estratégias de modalização e argumentatividade estudadas na estação anterior. Eles poderão escolher o tema da entrevista e os personagens que irão entrevistar.

    Estação 3 - Apresentação:

    Os alunos irão apresentar suas entrevistas para a turma e explicar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas. Os demais colegas poderão fazer perguntas sobre as entrevistas apresentadas.


  4. Etapa 4 - Discussão

    Professor, oriente uma discussão em grupo sobre as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas nas entrevistas analisadas e criadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Identificação

    Os alunos irão ler um texto, previamente selecionado por você, e identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelo autor, registrando suas observações em um caderno.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de entrevistas fictícias;
  • Desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas nas entrevistas analisadas e criadas pelos alunos;
  • Qualidade da entrevista criada pelos alunos;
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a relação entre a entrevista e as estratégias de modalização e argumentatividade;
  • Orientar as atividades em cada estação;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Analisar entrevistas de diferentes veículos de comunicação e identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistadores e entrevistados;
  • Criar uma entrevista fictícia, utilizando as estratégias de modalização e argumentatividade estudadas na estação anterior;
  • Apresentar suas entrevistas para a turma e explicar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas;
  • Identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas em um texto;
  • Participar da discussão em grupo.