Aula sobre Genero Entrevista
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, você pode contextualizar o tema da aula para os alunos dizendo que a entrevista é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja na televisão, na internet, em revistas ou jornais. É por meio dela que podemos conhecer mais sobre uma pessoa, um assunto ou uma situação. Nesta aula, eles irão trabalhar o gênero entrevista e sua relação com as estratégias de modalização e argumentatividade. Para isso, utilizarão a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual eles serão divididos em grupos e passarão por atividades diferentes relacionadas ao tema.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a relação entre a entrevista e as estratégias de modalização e argumentatividade.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Análise:Os alunos irão analisar entrevistas de diferentes veículos de comunicação e identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistadores e entrevistados. Eles deverão registrar suas observações em um caderno.
Estação 2 - Criação:
Os alunos irão criar uma entrevista fictícia, utilizando as estratégias de modalização e argumentatividade estudadas na estação anterior. Eles poderão escolher o tema da entrevista e os personagens que irão entrevistar.
Estação 3 - Apresentação:
Os alunos irão apresentar suas entrevistas para a turma e explicar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas. Os demais colegas poderão fazer perguntas sobre as entrevistas apresentadas.
Etapa 4 - Discussão
Professor, oriente uma discussão em grupo sobre as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas nas entrevistas analisadas e criadas pelos alunos.Etapa 5 - Identificação
Os alunos irão ler um texto, previamente selecionado por você, e identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelo autor, registrando suas observações em um caderno.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de entrevistas fictícias;
- Desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas nas entrevistas analisadas e criadas pelos alunos;
- Qualidade da entrevista criada pelos alunos;
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a relação entre a entrevista e as estratégias de modalização e argumentatividade;
- Orientar as atividades em cada estação;
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Analisar entrevistas de diferentes veículos de comunicação e identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelos entrevistadores e entrevistados;
- Criar uma entrevista fictícia, utilizando as estratégias de modalização e argumentatividade estudadas na estação anterior;
- Apresentar suas entrevistas para a turma e explicar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas;
- Identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas em um texto;
- Participar da discussão em grupo.