Aula sobre Genero Entrevista

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles irão trabalhar o tema "Gênero entrevista". As entrevistas são muito comuns em nosso cotidiano, seja na televisão, no rádio, em revistas, jornais ou até mesmo na internet. Elas são uma forma de comunicação na qual uma pessoa faz perguntas a outra para obter informações ou opiniões sobre um determinado assunto. A metodologia que eles utilizarão é a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, nesta aula, explique aos alunos que eles irão trabalhar o tema "Gênero entrevista". As entrevistas são muito comuns em nosso cotidiano, seja na televisão, no rádio, em revistas, jornais ou até mesmo na internet. Elas são uma forma de comunicação na qual uma pessoa faz perguntas a outra para obter informações ou opiniões sobre um determinado assunto. A metodologia que eles utilizarão é a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é uma entrevista, seus objetivos e como ela é estruturada. Em seguida, apresente exemplos de entrevistas em diferentes formatos (televisão, rádio, impressos) e comente sobre as características de cada um.

  3. Etapa 3 - Identificação

    Os alunos deverão formar grupos e ler uma entrevista previamente selecionada por você. Em seguida, deverão identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas pelo entrevistador e entrevistado. Para isso, deverão preencher um quadro com as informações encontradas.

  4. Etapa 4 - Criação

    Com base nas estratégias de modalização e argumentatividade identificadas na etapa anterior, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?". Nesse template, eles deverão avaliar a entrevista, destacando seus pontos positivos, negativos e sugestões para melhorias.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma e justificar suas avaliações. Faça perguntas para estimular a discussão e o debate entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Produção

    Os alunos, divididos em duplas, deverão produzir uma entrevista sobre um tema escolhido por você. Eles deverão utilizar as estratégias de modalização e argumentatividade aprendidas na aula e as sugestões de melhoria apresentadas nos templates.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    As duplas deverão apresentar suas entrevistas para a turma e os demais alunos deverão avaliar utilizando o template Dinâmica dos 3 Q’s criado na etapa 4.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como as estratégias de modalização e argumentatividade podem ser aplicadas em diferentes situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.";
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e reflexão sobre os textos produzidos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas na entrevista;
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Q’s coerente e que reflita a avaliação crítica da entrevista;
  • Produção de uma entrevista que utilize as estratégias de modalização e argumentatividade aprendidas na aula.

Ações do professor

  • Selecionar as entrevistas que serão utilizadas na aula;
  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos durante as atividades;
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre as avaliações e produções dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas na entrevista;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Q’s coerente e que reflita a avaliação crítica da entrevista;
  • Produzir uma entrevista que utilize as estratégias de modalização e argumentatividade aprendidas na aula.