Gênero Reportagem

Você sabe a diferença entre reportagem e notícia? Nesta aula de Português vamos aprender mais sobre estes gêneros textuais. Vamos lá?


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Corresponde aos primeiros parágrafos dos textos jornalísticos, que devem ter as informações mais importantes que serão discorridas pelo autor. Esta descrição está se referindo ao:

    A) Lide.

    B) Título.

    C) Texto.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A reportagem é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, sites de notícias ou programas de televisão. É por meio dela que temos acesso a informações importantes sobre acontecimentos locais, nacionais e internacionais. Nesta atividade, vamos trabalhar o gênero reportagem, com foco na identificação do fato central, das principais circunstâncias e eventuais decorrências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A reportagem é um gênero jornalístico cujo objetivo é informar sobre fatos e acontecimentos relevantes. Ela é caracterizada por apresentar informações de maneira objetiva e clara, utilizando fontes confiáveis e bem fundamentadas. Nesta atividade, será trabalhado o gênero reportagem, com foco na identificação do fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
    Atividade completa
  5. 5. Cultura Maker:

    A reportagem é um gênero textual cujo objetivo é informar o leitor sobre algum acontecimento ou tema específico. É um gênero muito presente em nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, sites de notícias, entre outros. Nesta atividade, será trabalhado o gênero reportagem, mais especificamente, os alunos aprenderão a identificar o fato central, as principais circunstâncias e eventuais decorrências de uma reportagem. Além disso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será uma ferramenta de avaliação para os estudantes.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A reportagem é um gênero textual presente em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão e internet. É uma forma de apresentar informações de forma mais aprofundada sobre um determinado assunto, visando informar e esclarecer o público. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de identificar os elementos que compõem uma reportagem e como ela é construída. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para discutir e debater sobre o tema da reportagem apresentada durante a atividade. Essa metodologia permite que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de argumentação, pensamento crítico e trabalho em equipe.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A reportagem é um gênero jornalístico cujo objetivo é informar e contextualizar o leitor sobre um fato ou uma situação. Nesta atividade, será trabalhado o gênero reportagem e suas características. Os alunos entenderão como os jornalistas utilizam esse gênero para informar e como os leitores podem identificar as informações principais e as circunstâncias em que o fato aconteceu. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A reportagem é um gênero jornalístico cujo objetivo é informar sobre um fato, acontecimento ou tema relevante. É uma das formas mais comuns de se apresentar notícias nos meios de comunicação. Nesta atividade, será trabalhada a estrutura e as características da reportagem, bem como a sua importância na sociedade. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos que ajudarão a compreender melhor o assunto.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: