Gêneros textuais

Essa aula de Português é sobre gêneros textuais. Acompanhe o vídeo atentamente e bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Inovação e instrução são características de quais gêneros textuais?

    A) Propagandístico e injuntivo.

    B) Dissertativo e narrativo.

    C) Artístico e jornalístico.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    Nesta atividade, teremos a oportunidade de explorar os fascinantes gêneros textuais. Os gêneros textuais são diversas formas que os textos podem assumir, como notícias, cartas, e-mails, anúncios, entre outros. É fundamental que os alunos compreendam a importância de conhecer e dominar os diferentes tipos de gêneros textuais, pois isso contribui significativamente para a sua capacidade de compreensão e produção de textos. Para enriquecer essa experiência, adotaremos a metodologia ativa rotação por estações, na qual os alunos se envolverão em grupos e realizarão atividades em diferentes estações. Essa abordagem proporcionará uma aprendizagem dinâmica e participativa, promovendo o engajamento e o aprofundamento dos conhecimentos sobre gêneros textuais.
    Atividade completa
  4. 4. Cultura Maker:

    A compreensão dos gêneros textuais desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de escrita e comunicação dos alunos. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos critérios de organização tópica e às características linguísticas que os acompanham. A metodologia Cultura Maker será empregada, proporcionando aos alunos a oportunidade de criar um diário de bordo em equipe, com os campos Problemática, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo é um gênero textual amplamente utilizado em viagens, expedições e resolução de problemas, com o intuito de organizar informações e documentar experiências.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Os gêneros textuais desempenham um papel fundamental em nossa comunicação diária, moldando como nos expressamos em diferentes tipos de textos. Nesta atividade, adotaremos a metodologia ativa de gamificação para engajar os alunos no processo de aprendizagem sobre gêneros textuais. Eles terão a oportunidade de criar um jogo de tabuleiro, explorando os diversos gêneros textuais de maneira lúdica e divertida. O objetivo é que, por meio dessa atividade, os alunos aprimorem suas habilidades de organização tópica e progressão temática em seus próprios textos, desenvolvendo uma compreensão mais profunda sobre a importância dos gêneros textuais em sua vida cotidiana.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    Os gêneros textuais são tipos específicos de textos que se diferenciam pela sua estrutura, finalidade e características linguísticas. Eles estão presentes em todas as esferas da vida social e são utilizados em diferentes situações comunicativas, como na escola, no trabalho, na mídia, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender a reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica dos gêneros textuais, para organizar adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa aprendizagem entre pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para cada etapa da atividade. Assim, eles poderão avaliar o desempenho do grupo e aprimorar seus próprios textos.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A atividade proposta busca desenvolver nos alunos o conhecimento e a compreensão dos diferentes gêneros textuais, utilizando a metodologia ativa sala de aula invertida. Nessa abordagem, os alunos são incentivados a assumir um papel ativo em sua aprendizagem, pesquisando, estudando e compartilhando informações sobre os gêneros textuais. Os alunos terão a oportunidade de criar conteúdos exemplificando os gêneros estudados, fortalecendo suas habilidades de pesquisa, síntese e argumentação. Essa atividade pretende preparar os alunos para compreender, produzir e utilizar adequadamente os diferentes gêneros textuais em sua vida acadêmica e cotidiana. Ao final, eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Esta atividade utiliza a metodologia aprendizagem baseada em problemas para propor um desafio relacionado aos gêneros textuais aos alunos. O objetivo é estimulá-los a compreender a importância e as características dos diferentes tipos de textos presentes em nosso cotidiano. Eles serão apresentados a um problema fictício que envolve a comunicação em diversos contextos. A partir disso, os alunos realizarão pesquisas, discutirão em grupo e escolherão o gênero textual mais adequado para resolver o problema proposto. Eles terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita, análise crítica e argumentação, além de aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: