Aula sobre Generos Textuais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Esta atividade utiliza a metodologia aprendizagem baseada em problemas para propor um desafio relacionado aos gêneros textuais aos alunos. O objetivo é estimulá-los a compreender a importância e as características dos diferentes tipos de textos presentes em nosso cotidiano. Eles serão apresentados a um problema fictício que envolve a comunicação em diversos contextos. A partir disso, os alunos realizarão pesquisas, discutirão em grupo e escolherão o gênero textual mais adequado para resolver o problema proposto. Eles terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita, análise crítica e argumentação, além de aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente um cenário fictício que envolva uma situação de comunicação específica, como uma reclamação de um consumidor insatisfeito, a necessidade de informar sobre um evento importante ou a elaboração de um convite formal.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e identificação do gênero textual

    Os alunos realizarão pesquisas sobre os diferentes gêneros textuais existentes e suas características. Eles deverão identificar qual gênero seria mais adequado para solucionar o problema apresentado.

  3. Etapa 3 - Elaboração do texto

    Com base na pesquisa e na identificação do gênero textual apropriado, os grupos irão elaborar um texto que resolva o problema. Eles deverão aplicar as características do gênero escolhido, como estrutura, linguagem e finalidade comunicativa.

  4. Etapa 4 - Apresentação e discussão

    Cada grupo apresentará o seu texto e explicará o motivo da escolha do gênero textual. Após as apresentações, haverá uma discussão em sala de aula para comparar as escolhas e refletir sobre a importância de utilizar os gêneros textuais adequados em diferentes situações de comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e utilizar os gêneros textuais apropriados em diferentes contextos;
  • Estimular a pesquisa e a reflexão sobre as características e finalidades dos gêneros textuais;
  • Promover a escrita e a expressão oral, aplicando as características dos gêneros textuais estudados;
  • Fomentar a colaboração em grupo e o debate crítico sobre as escolhas realizadas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do problema apresentado e escolha adequada do gênero textual;
  • Coerência na elaboração do texto, aplicando as características do gênero escolhido;
  • Clareza na apresentação oral, explicando a escolha do gênero textual;
  • Participação ativa na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o problema fictício relacionado à comunicação em diferentes contextos;
  • Orientar os alunos na realização da pesquisa sobre os gêneros textuais;
  • Fornecer materiais de apoio, como textos, exemplos e recursos didáticos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo;
  • Promover a troca de ideias e o debate entre os alunos;

Ações do aluno

  • Ler e compreender o problema apresentado pelo professor;
  • Realizar pesquisas individuais ou em grupo sobre os gêneros textuais;
  • Discutir e analisar as características de cada gênero textual;
  • Selecionar o gênero textual mais apropriado para resolver o problema;
  • Elaborar o texto, aplicando as características do gênero escolhido;