Aula sobre Generos Textuais
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os gêneros textuais são tipos específicos de textos que se diferenciam pela sua estrutura, finalidade e características linguísticas. Eles estão presentes em todas as esferas da vida social e são utilizados em diferentes situações comunicativas, como na escola, no trabalho, na mídia, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender a reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica dos gêneros textuais, para organizar adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa aprendizagem entre pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para cada etapa da atividade. Assim, eles poderão avaliar o desempenho do grupo e aprimorar seus próprios textos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema dos gêneros textuais e explique a importância da organização tópica para a coesão e progressão temática de um texto. Apresente exemplos de diferentes gêneros textuais, como notícias, cartas, artigos de opinião, entre outros.Etapa 2 - Template de avaliação por pares
Em grupos de 4 ou 5 alunos, será proposta a criação de um template de avaliação por pares, com critérios de avaliação para cada etapa da atividade. Cada grupo deverá criar pelo menos 5 critérios de avaliação, que serão utilizados pelos colegas para avaliar o desempenho do grupo.Etapa 3 - Escolha do gênero textual
Cada grupo escolherá um gênero textual a ser trabalhado e irá produzir um texto coletivo.Etapa 4 - Apresentação e avaliação
Cada grupo irá apresentar o resumo do seu texto para a turma. Os alunos irão avaliar os textos dos outros grupos, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa 2.Etapa 5 - Encerramento
Faça uma reflexão final sobre os resultados da atividade, destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados para aprimorar a organização dos textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita dos alunos;
- Favorecer a produção textual de forma coletiva e cooperativa;
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos;
- Promover a aprendizagem entre pares;
- Refletir sobre a importância da organização tópica na construção de um texto coeso e coerente.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar o tema dos gêneros textuais e a importância da organização tópica;
- Orientar a criação do template de avaliação por pares;
- Estimular a produção textual em grupo;
- Fazer uma reflexão final sobre os resultados da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da produção textual em grupo;
- Criar os critérios de avaliação para o template de avaliação por pares;
- Avaliar os textos dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares;
- Refletir sobre o próprio desempenho e o desempenho do grupo.