Aula sobre Generos Textuais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A compreensão dos gêneros textuais desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de escrita e comunicação dos alunos. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos critérios de organização tópica e às características linguísticas que os acompanham. A metodologia Cultura Maker será empregada, proporcionando aos alunos a oportunidade de criar um diário de bordo em equipe, com os campos Problemática, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo é um gênero textual amplamente utilizado em viagens, expedições e resolução de problemas, com o intuito de organizar informações e documentar experiências.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo da aula, contextualizando o tema e mostrando como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos. Em seguida, apresente o diário de bordo como um exemplo de gênero textual que será trabalhado na aula.

  2. Etapa 2 - Organização tópica

    Explique aos alunos os critérios de organização tópica, como a progressão do geral para o específico ou do específico para o geral. Em seguida, apresente exemplos práticos de textos que seguem esses critérios, como reportagens ou textos científicos.

  3. Etapa 3 - Marcas linguísticas

    Mostre aos alunos as marcas linguísticas da organização tópica, como marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação. Em seguida, apresente exemplos práticos de como essas marcas são utilizadas em textos.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os alunos devem se dividir em grupos e criar um diário de bordo sobre um tema escolhido pelo professor. O diário de bordo deve conter os seguintes campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução, e deve seguir os critérios de organização tópica e as marcas linguísticas dessa organização. Abaixo, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados nos diários de bordo.

    1\. Desafios na escola: Identificar problemas enfrentados na escola, como dificuldades de concentração, organização ou relacionamento com os colegas. Em seguida, listar alternativas para superar esses desafios e registrar as soluções adotadas.

    2\. Hábitos de estudo: Explorar questões relacionadas aos hábitos de estudo, como falta de motivação, procrastinação ou falta de planejamento. Gerar alternativas para aprimorar os hábitos de estudo e registrar as soluções implementadas.

    3\. Uso responsável da tecnologia: Discutir questões relacionadas ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como redes sociais, jogos e aplicativos. Gerar alternativas para um uso mais equilibrado e saudável da tecnologia e registrar as soluções encontradas.


  5. Etapa 5 - Apresentação do diário de bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, mostrando como aplicaram os critérios estudados na aula.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    O professor deve fazer uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em suas próprias produções textuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os critérios de organização tópica e as marcas linguísticas dessa organização;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do diário de bordo;
  • Promover a aplicação dos conhecimentos aprendidos em sala de aula em produções textuais dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização dos critérios de organização tópica e das marcas linguísticas dessa organização no diário de bordo;
  • Criatividade e originalidade na criação do diário de bordo;
  • Colaboração entre os membros do grupo na criação do diário de bordo;
  • Clareza e coesão na apresentação do diário de bordo para a turma;
  • Reflexão sobre os conhecimentos adquiridos na aula e a aplicação desses conhecimentos em produções textuais dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentação do objetivo da aula e contextualização do tema;
  • Explicação dos critérios de organização tópica e das marcas linguísticas dessa organização;
  • Estímulo à criatividade e colaboração dos alunos na criação do diário de bordo;
  • Reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em suas próprias produções textuais.

Ações do aluno

  • Participação na criação do diário de bordo em grupo;
  • Utilização dos critérios de organização tópica e das marcas linguísticas dessa organização no diário de bordo;
  • Apresentação clara e coesa do diário de bordo para a turma;
  • Reflexão sobre os conhecimentos adquiridos na aula e a aplicação desses conhecimentos em produções textuais dos alunos;
  • Colaboração entre os membros do grupo na criação do diário de bordo.