Aula sobre Generos Textuais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os gêneros textuais desempenham um papel fundamental em nossa comunicação diária, moldando como nos expressamos em diferentes tipos de textos. Nesta atividade, adotaremos a metodologia ativa de gamificação para engajar os alunos no processo de aprendizagem sobre gêneros textuais. Eles terão a oportunidade de criar um jogo de tabuleiro, explorando os diversos gêneros textuais de maneira lúdica e divertida. O objetivo é que, por meio dessa atividade, os alunos aprimorem suas habilidades de organização tópica e progressão temática em seus próprios textos, desenvolvendo uma compreensão mais profunda sobre a importância dos gêneros textuais em sua vida cotidiana.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar a metodologia da gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão o material para criar o jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Definição dos gêneros textuais

    Cada grupo deverá escolher 4 gêneros textuais para trabalhar em seu jogo. Eles deverão pesquisar e listar as características de cada um dos gêneros selecionados. Caso não seja possível realizar pesquisas on-line, disponibilize materiais impressos sobre os gêneros, para trazer repertório aos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Com base nas características dos gêneros escolhidos, os alunos deverão criar um tabuleiro com 51 casas, sendo que cada casa representa uma característica de um dos gêneros escolhidos.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Os alunos deverão criar cards com perguntas e ações relacionadas aos gêneros textuais escolhidos. As perguntas devem ser elaboradas para explorar a organização tópica e progressão temática dos gêneros.

  5. Etapa 5 - Criação dos pinos e do dado

    Os alunos deverão criar os pinos e o dado para jogar o jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos. Durante a apresentação, o grupo criador do jogo deverá explicar as regras e as características dos gêneros escolhidos.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Ao final da aula, conduza uma discussão sobre o que os alunos aprenderam durante a atividade, destacando a importância da organização tópica e progressão temática na produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica e progressão temática;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes para a produção textual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no trabalho em grupo;
  • Criatividade na elaboração do jogo;
  • Coerência e coesão na elaboração das perguntas e ações dos cards;
  • Clareza e organização na apresentação do jogo;
  • Utilização adequada dos critérios de organização tópica e progressão temática nos textos produzidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia da gamificação;
  • Orientar os alunos na escolha dos gêneros textuais e na elaboração do tabuleiro;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos;
  • Conduzir a discussão final sobre os aprendizados da atividade;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações sobre os gêneros textuais escolhidos;
  • Trabalhar em grupo na elaboração do jogo;
  • Criar perguntas e ações relacionadas aos gêneros selecionados;
  • Testar e apresentar o jogo criado para os outros grupos;
  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas pelo professor.