Aula sobre Generos Textuais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema aos alunos, explicando o que são gêneros textuais e a importância de conhecê-los. Utilize exemplos práticos, como uma notícia de jornal, um anúncio publicitário, um poema ou uma fábula.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Leitura e classificaçãoOs alunos irão para a primeira estação, onde terão que ler diferentes textos e classificá-los conforme o gênero textual a que pertencem. Disponibilize diferentes textos, como cartas, e-mails, notícias, entre outros.
Estação 2 - Produção textual
Na segunda estação, os alunos terão que produzir um texto de acordo com um gênero textual específico. Defina qual gênero será trabalhado nesta estação e forneça um modelo para os alunos.
Estação 3 - Revisão e edição
Na terceira estação, os alunos terão que revisar e editar um texto produzido por um colega. Forneça orientações sobre como fazer a revisão e a edição.
Etapa 3 - Socialização dos resultados
Na última etapa, os alunos irão socializar os resultados obtidos nas três estações. Cada grupo poderá apresentar o que aprendeu e o que produziu.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em revisar e editar textos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos gêneros textuais apresentados;
- Produção textual conforme o gênero trabalhado;
- Revisão e edição adequadas dos textos produzidos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Fornecer exemplos práticos e modelos para os alunos;
- Orientar os alunos em cada estação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Ler e classificar corretamente os textos na primeira estação;
- Produzir um texto adequado ao gênero trabalhado na segunda estação;
- Revisar e editar corretamente o texto de um colega na terceira estação;
- Socializar os resultados obtidos.