Aula sobre Generos Textuais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, teremos a oportunidade de explorar os fascinantes gêneros textuais. Os gêneros textuais são diversas formas que os textos podem assumir, como notícias, cartas, e-mails, anúncios, entre outros. É fundamental que os alunos compreendam a importância de conhecer e dominar os diferentes tipos de gêneros textuais, pois isso contribui significativamente para a sua capacidade de compreensão e produção de textos. Para enriquecer essa experiência, adotaremos a metodologia ativa rotação por estações, na qual os alunos se envolverão em grupos e realizarão atividades em diferentes estações. Essa abordagem proporcionará uma aprendizagem dinâmica e participativa, promovendo o engajamento e o aprofundamento dos conhecimentos sobre gêneros textuais.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema aos alunos, explicando o que são gêneros textuais e a importância de conhecê-los. Utilize exemplos práticos, como uma notícia de jornal, um anúncio publicitário, um poema ou uma fábula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Leitura e classificação

    Os alunos irão para a primeira estação, onde terão que ler diferentes textos e classificá-los conforme o gênero textual a que pertencem. Disponibilize diferentes textos, como cartas, e-mails, notícias, entre outros.

    Estação 2 - Produção textual

    Na segunda estação, os alunos terão que produzir um texto de acordo com um gênero textual específico. Defina qual gênero será trabalhado nesta estação e forneça um modelo para os alunos.

    Estação 3 - Revisão e edição

    Na terceira estação, os alunos terão que revisar e editar um texto produzido por um colega. Forneça orientações sobre como fazer a revisão e a edição.


  3. Etapa 3 - Socialização dos resultados

    Na última etapa, os alunos irão socializar os resultados obtidos nas três estações. Cada grupo poderá apresentar o que aprendeu e o que produziu.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em revisar e editar textos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos gêneros textuais apresentados;
  • Produção textual conforme o gênero trabalhado;
  • Revisão e edição adequadas dos textos produzidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Fornecer exemplos práticos e modelos para os alunos;
  • Orientar os alunos em cada estação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Ler e classificar corretamente os textos na primeira estação;
  • Produzir um texto adequado ao gênero trabalhado na segunda estação;
  • Revisar e editar corretamente o texto de um colega na terceira estação;
  • Socializar os resultados obtidos.