Aula sobre Generos Textuais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade proposta busca desenvolver nos alunos o conhecimento e a compreensão dos diferentes gêneros textuais, utilizando a metodologia ativa sala de aula invertida. Nessa abordagem, os alunos são incentivados a assumir um papel ativo em sua aprendizagem, pesquisando, estudando e compartilhando informações sobre os gêneros textuais. Os alunos terão a oportunidade de criar conteúdos exemplificando os gêneros estudados, fortalecendo suas habilidades de pesquisa, síntese e argumentação. Essa atividade pretende preparar os alunos para compreender, produzir e utilizar adequadamente os diferentes gêneros textuais em sua vida acadêmica e cotidiana. Ao final, eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione diferentes gêneros textuais, como notícia, carta, resenha, poema, anúncio publicitário, entre outros. Disponibilize, antes da atividade presencial, materiais de apoio sobre cada gênero textual, como exemplos impressos ou digitais.

  2. Etapa 2 - Estudo individual

    Como atividade anterior ao encontro presencial, oriente os alunos a pesquisar e estudar sobre um gênero textual específico. Eles devem analisar suas características, estrutura, linguagem e finalidade. Peça que eles façam anotações no caderno e criem um resumo sobre o gênero escolhido.

  3. Etapa 3 - Criação de conteúdo

    No momento presencial, divida os alunos em grupos. Cada grupo ficará responsável por criar um conteúdo que exemplifique o gênero textual estudado. Eles podem produzir um texto, um áudio, um vídeo, uma apresentação, entre outras formas de expressão. Os grupos devem aplicar as características do gênero textual em seu conteúdo.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento e discussão

    Os grupos apresentarão os seus conteúdos para a turma. Após cada apresentação, os demais alunos fazem perguntas e comentários sobre o conteúdo apresentado, observando como o gênero textual foi aplicado. Faça a mediação da discussão, ressaltando as características dos diferentes gêneros textuais e estimulando a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, preenchendo os campos: “Que bom, Que pena e Que tal”. Explique aos alunos que essa ferramenta deve ser utilizada como uma forma de avaliação, em que eles poderão expressar suas opiniões sobre a atividade, o que gostaram, o que não gostaram e o que poderia ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Reflexão e síntese

    Os alunos realizarão uma reflexão individual sobre as aprendizagens adquiridas durante a atividade. Eles devem registrar no caderno as principais características e finalidades dos gêneros textuais estudados. Avalie as sínteses dos alunos, verificando a compreensão dos conceitos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar, compreender e aplicar as características dos diferentes gêneros textuais;
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos na busca por informações e no estudo individual dos gêneros textuais;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos na criação de conteúdos que exemplifiquem os gêneros estudados;
  • Fomentar a expressão oral e escrita dos alunos, através das apresentações e discussões sobre os conteúdos produzidos;
  • Incentivar a análise e a interpretação dos diferentes gêneros textuais, considerando suas finalidades e seu público-alvo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e estudo individual (pré-atividade);
  • Qualidade do conteúdo criado, considerando a aplicação correta das características do gênero textual;
  • Participação e contribuição nas discussões em grupo e na síntese individual;
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Reflexão crítica sobre a importância dos gêneros textuais.

Ações do professor

  • Selecionar os gêneros textuais a serem estudados;
  • Disponibilizar materiais de apoio;
  • Orientar e monitorar o trabalho individual e em grupo;
  • Estimular a participação e o diálogo durante as apresentações e discussões;
  • Avaliar os resultados finais e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e estudos individuais sobre um gênero textual (pré-atividade);
  • Participar ativamente na criação do conteúdo em grupo;
  • Apresentar o conteúdo criado para a turma;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Registrar a síntese individual sobre os gêneros textuais estudados.