Aula sobre Geometry Math Expressions Geometria Expressoes Matematicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Esta atividade irá trabalhar com o tema de "Geometry and Math Expressions (Geometria e Expressões Matemáticas)" em inglês. A geometria é uma área da matemática que estuda as medidas, formas e posições de objetos no espaço, sendo muito utilizada na arquitetura, engenharia e arte. As expressões matemáticas são combinações de números e símbolos que representam operações matemáticas. O objetivo é que os alunos aprendam a escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares, além de desenvolver habilidades em geometria e expressões matemáticas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o tema, explicando o que é geometria e expressões matemáticas, e como esses conceitos podem ser aplicados no cotidiano dos alunos. Faça também um brainstorm com a turma, pedindo que os alunos expressem livremente suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos, divididos em grupos, serão orientados a fazer uma pesquisa em uma plataforma de busca de textos em língua inglesa, como o Google Scholar, para encontrar artigos que discutam sobre geometria e expressões matemáticas. Faça uma breve explicação sobre fontes confiáveis, e os alunos podem utilizar palavras-chave em inglês para facilitar a busca.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos textos e avaliação por pares

    Os grupos farão uma apresentação dos textos encontrados, explicando o que aprenderam sobre o tema, e os demais grupos farão a avaliação por pares utilizando o template criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações e avaliações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as conclusões alcançadas e sobre o processo de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre o que foi aprendido e como os alunos poderão aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
  • Desenvolver as habilidades dos alunos em geometria e expressões matemáticas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o trabalho dos colegas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se expressar de forma clara e objetiva em inglês.

Critérios de avaliação

  • Organização e estruturação do grupo na realização da tarefa.
  • Construção dos argumentos e conclusões alcançadas no trabalho de pesquisa.
  • Apresentação e comunicação das ideias de forma clara e objetiva em inglês.
  • Desempenho geral do grupo na realização da tarefa.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema da aula e as fontes confiáveis de pesquisa em inglês.
  • Auxiliar na elaboração do template de avaliação por pares e na utilização do mesmo na avaliação dos trabalhos dos colegas.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e na reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em ambiente virtual em inglês utilizando palavras-chave na busca.
  • Trabalhar em grupo na elaboração do template de avaliação por pares e na apresentação dos trabalhos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da reflexão final sobre a aula.