Aula sobre Geometry Math Expressions Geometria Expressoes Matematicas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A geometria é uma parte importante da matemática, está presente em diversos campos do conhecimento e pode ser aplicada em diversas situações do dia a dia. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre “geometry and math expressions” (geometria e expressões matemáticas) em inglês, usando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Eles irão avaliar as apresentações uns dos outros usando um template de avaliação por pares, que ajudará a desenvolver melhor as habilidades de organização de grupo, construção de argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.
Etapa 1 - Introdução
Comece explicando o objetivo e apresentando alguns exemplos da aplicação da geometria no cotidiano, mostrando como ela pode ser útil para a vida de todos e como ela está presente em muitas áreas, como arquitetura e engenharia, além de ser uma habilidade importante para o mercado de trabalho.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Passe um vídeo em inglês que explique os conceitos básicos da geometria e expressões matemáticas, enquanto os alunos anotam as informações principais e suas dúvidas;Etapa 3 - Discussão em pares
Os alunos são divididos em pares e, juntos, discutem o que foi aprendido no vídeo, trocando informações e esclarecendo dúvidas. Eles devem também escolher uma fonte digital confiável que possam consultar para pesquisar, ler e selecionar um texto em inglês sobre geometria e expressões matemáticas para complementar a aprendizagem.Etapa 4 - Construção dos argumentos e apresentações
Cada par vai uma apresentação de no máximo 5 minutos sobre o texto selecionado, abordando o tema ““geometry and math expressions” em inglês.Etapa 5 - Apresentações
Cada par apresenta sua apresentação para a turma, utilizando ferramentas digitais, como slides de PowerPoint, ou ferramentas analógicas, como cartazes.Etapa 6 - Avaliações
Os alunos devem usar o template de avaliação por pares para avaliar as apresentações, seguindo os critérios de: organização de grupo, construção de argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma discute sobre as apresentações e as informações apresentadas pelos pares, reforçando o aprendizado do grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escolher textos em inglês de fontes confiáveis para estudos e pesquisas escolares.
- Melhorar as habilidades de organização de grupo, construção de argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral dos alunos.
- Aplicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para incentivar a cooperação e a participação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Clareza na pesquisa e construção dos argumentos.
- Apresentação objetiva sobre o tema e o texto lido.
- Uso correto de vocabulário em inglês sobre geometria e expressões numéricas
- Coerência na avaliação por pares.
Ações do professor
- Escolher um vídeo em inglês que apresente os conceitos básicos da geometria e expressões matemáticas.
- Orientar os alunos na escolha de textos em inglês de fontes confiáveis.
- Elaborar um template de avaliação por pares e estabelecer os critérios de avaliação.
- Estimular a participação e a cooperação dos alunos.
- Fazer uma discussão em grupo para reforçar o aprendizado.
Ações do aluno
- Anotar as informações principais e suas dúvidas durante o vídeo.
- Escolher uma fonte digital confiável que possam consultar para pesquisar, ler e selecionar um texto em inglês sobre geometria e expressões matemáticas para complementar a aprendizagem.
- Criar uma apresentação de no máximo 5 minutos sobre o texto selecionado.
- Usar o template de avaliação por pares para avaliar uns aos outros.
- Participar da discussão em grupo para reforçar o aprendizado.