Aula sobre Geometry Math Expressions Geometria Expressoes Matematicas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Esta atividade irá trabalhar o tema "Geometry and Math Expressions" em inglês, tendo como objetivo o desenvolvimento da habilidade dos alunos em escolher textos em língua inglesa de fontes confiáveis para estudos e pesquisas escolares. Essa prática será conduzida pela metodologia ativa Cultura Maker, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, utilizando os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie com uma breve discussão sobre a importância da geometria e expressões matemáticas em nossa vida diária. Peça aos alunos que compartilhem exemplos de como usamos a geometria e expressões matemáticas em nossas atividades cotidianas.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente uma breve introdução sobre o tema via um vídeo ou apresentação de slides. Explique os conceitos básicos de geometria e expressões matemáticas em inglês e mostre exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e peça que eles criem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Explique como essa ferramenta pode ser utilizada para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em inglês

    Os grupos receberão um conjunto de exercícios para serem resolvidos em inglês utilizando os conceitos de geometria e expressões matemáticas. Forneça uma lista de fontes confiáveis para ajudá-los na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Cada grupo deverá apresentar suas soluções para os exercícios propostos em inglês. Corrija e explique qualquer dúvida que possa surgir durante as apresentações. Em seguida, os alunos deverão utilizar o template dos 3Qs para avaliar as apresentações e também para fazer uma autoavaliação.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Finalize com uma breve reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e opiniões sobre o método utilizado, a metodologia ativa e a importância de aprender em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa em inglês.
  • Trabalhar a aplicação prática da geometria e expressões matemáticas no cotidiano.
  • Estimular a resolução de problemas em equipe.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da pesquisa e escolha de fontes confiáveis em inglês.
  • Solução correta dos exercícios propostos em inglês.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Corrigir e explicar dúvidas durante a apresentação dos exercícios resolvidos.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Criar e utilizar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar pesquisa em inglês e resolver exercícios propostos.
  • Apresentar seus resultados para a turma e participar ativamente das atividades propostas.