Aula sobre Geometry Math Expressions Geometria Expressoes Matematicas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A geometria é uma das áreas mais importantes da matemática, pois estuda as formas e suas propriedades. Além disso, ela é aplicada em diversas áreas do conhecimento, como a arquitetura, a engenharia e a física. Nesta atividade de Inglês, será abordada a geometria e suas expressões matemáticas, explorando vocabulário e estruturas gramaticais importantes para descrever formas e realizar cálculos. Utilizando a metodologia ativa do Ensino Híbrido, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, no qual poderão acompanhar seu progresso ao longo da aula, registrar dúvidas e realizar uma autoavaliação.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma breve reflexão sobre o que já sabem sobre geometria e expressões matemáticas em inglês, compartilhando suas ideias com a turma e registrando no template na parte “Check-in”.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente alguns exemplos reais do uso da geometria e das expressões matemáticas em situações cotidianas, como na construção de edifícios ou na elaboração de cálculos financeiros. Incentive os alunos a compartilharem outros exemplos que conheçam.

  3. Etapa 3 - Vocabulário

    Apresente algumas palavras e expressões em inglês relacionadas à geometria e às expressões matemáticas, tais como triangle, square, perimeter, area, volume, among others. Os alunos irão praticar a pronúncia e o uso correto dessas palavras, tanto oralmente quanto por escrito.

  4. Etapa 4 - Gramática

    Apresente algumas estruturas gramaticais importantes para descrever formas e realizar cálculos em inglês, tais como there is/are, have/has, is/are/was/were + ing. Os alunos irão praticar essas estruturas por meio de atividades interativas no computador.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o vocabulário e a gramática aprendidos na etapa anterior para descrever formas geométricas e realizar cálculos simples, como encontrar o perímetro ou a área de um quadrado. Forneça problemas práticos, com vocabulário em inglês, para os alunos trabalharem em grupos e individualmente.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma autoavaliação sobre o que aprenderam e registrarão suas dúvidas no template de registro de aprendizagem criado no início da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a participação e o trabalho em grupo
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o vocabulário e a gramática aprendidos em situações práticas do cotidiano
  • Promover a interdisciplinaridade de conteúdos de matemática e língua inglesa, incentivando os alunos a enxergarem a aplicabilidade das disciplinas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Habilidade em aplicar o vocabulário e a gramática aprendidos em situações práticas
  • Habilidade em trabalhar em grupo
  • Habilidade em registrar dúvidas e reflexões no template de registro de aprendizagem criado

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos que relacionam a geometria e as expressões matemáticas com situações cotidianas
  • Utilizar atividades interativas para engajar os alunos na aprendizagem
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo
  • Apoiar a criação e o uso do template de registro de aprendizagem pelos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas
  • Registrar dúvidas e reflexões no template de registro de aprendizagem criado
  • Aplicar o vocabulário e a gramática aprendidos em situações práticas do cotidiano.