Aula sobre Geometry Math Expressions Geometria Expressoes Matematicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade de inglês, os alunos irão explorar o tema "Geometry and Math Expressions" (Geometria e Expressões Matemáticas) usando a metodologia ativa de rotação por estações. A geometria pode ser encontrada em todos os lugares ao nosso redor, seja na forma de objetos em casa ou em construções ao ar livre. As expressões matemáticas são usadas para descrever as formas geométricas, além de ajudar a resolver problemas matemáticos. Com esta prática, os alunos serão capazes de compreender melhor a relação entre geometria e matemática em inglês, desenvolver sua capacidade de leitura e pesquisa em fontes confiáveis em inglês e melhorar sua habilidade de aplicar a matemática na vida cotidiana.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre geometria e expressões matemáticas em inglês. Explique a metodologia de rotação por estações para os alunos e divida-os em três grupos.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1: Na primeira estação, os alunos farão uma atividade prática de reconhecer formas geométricas em objetos, usando a língua inglesa para nomear os objetos e as formas.

    Estação 2: Na segunda estação, os alunos farão uma atividade de leitura de texto em inglês sobre o uso da geometria na construção de prédios famosos, e responderão a perguntas sobre o texto para desenvolver as habilidades de leitura e compreensão de inglês.

    Estação 3: Na terceira estação, os alunos farão uma atividade prática de resolver problemas matemáticos usando a língua inglesa. O objetivo é fazer com que os alunos entendam como as expressões matemáticas são usadas para descrever formas geométricas e resolver problemas ligados à geometria.


  3. Etapa 3 - Discussão Final

    Para finalizar, os alunos se reunirão e compartilharão o que aprenderam em cada estação. Isso os ajudará a consolidar seu conhecimento e oferecerá espaço para a prática da oralidade em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a prática da leitura e compreensão de textos em inglês.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar a matemática na vida cotidiana.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em expressar-se oralmente em inglês.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na rotação por estações
  • Habilidade em aplicar conceitos de geometria e expressões matemáticas em atividades práticas
  • Habilidade em ler e compreender textos em inglês
  • Habilidade em solucionar problemas matemáticos em inglês
  • Participação efetiva nas discussões em grupo

Ações do professor

  • Fornecer atividades variadas em cada estação, para atender às necessidades de aprendizado de diferentes alunos.
  • Oferecer auxílio e suporte aos alunos em caso de dúvidas ou dificuldades.
  • Monitorar a participação dos alunos em cada estação e garantir que todos participem ativamente.
  • Estimular a prática oral em inglês durante as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas diferentes estações.
  • Trabalhar em equipe com seus colegas.
  • Demonstrar habilidade em ler e compreender textos em inglês.
  • Utilizar expressões matemáticas em atividades práticas.