Aula sobre Geometry Math Expressions Geometria Expressoes Matematicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esta atividade irá abordar o tema "Geometry and math expressions" (geometria e expressões matemáticas) a partir da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. A geometria é uma parte importante da matemática e está presente em várias situações do nosso cotidiano, como construções, design, jogos, entre outros. As expressões matemáticas são fundamentais para compreender e solucionar problemas geométricos. Por isso, é importante que os alunos saibam como aplicá-las. Nesta prática, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. Essa atividade visa aprimorar a habilidade dos estudantes em escolher textos em inglês de fontes confiáveis para estudos e pesquisas escolares.

  1. Etapa 1 - Atividade Prévia

    Entregue aos alunos uma atividade prévia. Nessa atividade, os alunos deverão escolher um texto em inglês, de fontes confiáveis, sobre o tema “"Geometry and math expressions" e ler o texto em casa. Sugira alguns sites de confiança que contenham textos em inglês sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala, faça uma breve introdução sobre o tema "Geometry and math expressions". Você pode utilizar imagens que mostram como a geometria está presente no cotidiano, como, por exemplo, na construção de edifícios, monumentos ou objetos de design.

  3. Etapa 3 - Vídeo

    Passe um vídeo em inglês que aborde o assunto. Pode ser um vídeo do YouTube que seja adequado para a idade dos alunos e que tenha legendas em português. O vídeo deve conter exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Divisão de Grupos

    Divida os alunos em grupos para criarem um mapa conceitual sobre o tema "Geometry and math expressions". O mapa deve conter uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para cada sub-ideia.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais em sala de aula. Cada grupo terá cerca de 5 minutos para apresentar seu mapa ao restante da turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar a ideia central e as sub-ideias do mapa, além de exemplificar a aplicação do tema no cotidiano.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Após a apresentação dos mapas, faça uma revisão do conteúdo, apontando exemplos geométricos e o uso na língua inglesa.

  7. Etapa 7 - Produção de texto

    Os alunos deverão produzir um texto em inglês falando sobre a importância da geometria e expressões matemáticas em nossa vida. O texto deve ter de 100 a 150 palavras e deve ser entregue ao professor na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher textos em inglês de fontes confiáveis para estudos e pesquisas escolares.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos para desenvolver um mapa conceitual.
  • Promover a troca de ideias entre os alunos, a partir da apresentação dos mapas conceituais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos em inglês sobre temas relacionados à geometria e expressões matemáticas.

Critérios de avaliação

  • Escolha do texto em inglês de fontes confiáveis sobre o tema.
  • Participação efetiva na criação do mapa conceitual.
  • Capacidade de apresentar o mapa conceitual e explicar as ideias centrais e sub-ideias.
  • Produção de texto em inglês com coerência e coesão.

Ações do professor

  • Introduzir o tema "Geometry and math expressions".
  • Apresentar um vídeo em inglês sobre o tema.
  • Orientar a criação do mapa conceitual.
  • Explicar expressões matemáticas relacionadas ao tema.

Ações do aluno

  • Escolher um texto em inglês de fontes confiáveis para a atividade de pré-leitura.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Produzir um texto em inglês sobre a importância da geometria e expressões matemáticas.