Aula sobre Geopolitica Dos Conflitos Atuais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A geopolítica é uma área da Geografia que estuda a relação entre o espaço geográfico e os conflitos políticos, econômicos e sociais. Nesta aula, vamos estudar os conflitos atuais que ocorrem em diferentes partes do mundo, como Europa, Ásia e Oceania, e analisar as transformações territoriais e as tensões que ocorrem nesses locais.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre geopolítica e conflitos atuais. Em seguida, apresente o objetivo da aula e explique como será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    O professor deve apresentar alguns exemplos de conflitos atuais em diferentes partes do mundo, como a guerra na Síria, o conflito entre Israel e Palestina, a tensão entre a Coreia do Norte e do Sul, entre outros.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receber um mapa-múndi em branco e canetas coloridas. Cada grupo deve escolher um conflito atual para estudar e marcar no mapa a localização do conflito, além de identificar as causas e consequências.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo deve apresentar ao restante da turma o conflito estudado, mostrando o mapa com as marcações, explicando as causas e consequências dos conflitos.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Organize uma discussão em sala de aula sobre os conflitos estudados, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para registrar o que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Apresentação do modelo

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo ao restante da turma, explicando o que aprendeu sobre os conflitos estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de transformações territoriais e tensões em diferentes partes do mundo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver habilidades como autonomia, proatividade.
  • Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Capacidade de análise dos conflitos estudados.
  • Qualidade do modelo de registro de aprendizagem elaborado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de conflitos atuais em diferentes partes do mundo.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de registro de aprendizagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Analisar os conflitos estudados.
  • Elaborar um modelo de registro de aprendizagem.