Aula sobre Geopolitica Dos Conflitos Atuais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A geopolítica é uma área da Geografia que estuda as relações de poder entre os Estados e como isso se reflete na organização do espaço geográfico. É importante que os estudantes compreendam como os conflitos atuais têm relação com a geopolítica mundial e como isso afeta a vida das pessoas em diferentes partes do mundo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a geopolítica e como ela está relacionada aos conflitos atuais. Serão apresentados exemplos de conflitos em diferentes regiões do mundo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição do tema e dos subtópicos

    Cada grupo deverá escolher um tema relacionado à geopolítica dos conflitos atuais e definir três subtópicos para serem abordados no jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos terão um tempo para criar o jogo de tabuleiro, com o uso de materiais como papel, canetas coloridas, cartolina, entre outros.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo testará o jogo criado pelos demais, para poderem identificar possíveis problemas e fazer ajustes necessários.

  6. Etapa 6 - Jogo final

    Após os ajustes, os grupos jogarão o jogo final, com a participação do professor e dos demais grupos, para que todos possam aprender e se divertir com a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final da atividade, faça uma reflexão sobre o que foi aprendido pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos nas múltiplas regionalidades mundiais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação e desenvolvimento do jogo.
  • Qualidade do jogo criado, com a presença de perguntas e ações relacionadas aos subtópicos escolhidos.
  • Habilidade dos alunos em analisar transformações territoriais e conflitos atuais.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação dos alunos e a colaboração entre os grupos.
  • Fazer intervenções pontuais para ajudar os alunos a compreenderem melhor o tema.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à geopolítica dos conflitos atuais.
  • Definir os subtópicos para serem abordados no jogo.
  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Testar o jogo criado pelos demais grupos.
  • Jogar o jogo final e aprender com a atividade.